quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A VISÃO BÍBLICA PARA O CRESCIMENTO DA IGREJA

TEMA: A VISÃO BÍBLICA PARA CRESCIMENTO DA IGREJA

SUB - TEMA: PRESERVANDO A PALAVRA DA VIDA EM UM MUNDO CORROMPIDO

TEXTO: FILIPENSES 2.12-18

INTRODUÇÃO:

Em uma época de supostos avanços da humanidade contemporânea enxergamos os painéis da coerência dizer: “precisamos de pessoas que preservem a Palavra da Vida”. Isso se dá devido ao fato de cada vez mais a sociedade a qual vivemos, está se deteriorando em todos os seus ramos: no ramo da arte, da cultura, da filosofia, da ciência, da política e etc. Afinal, quem poderia atender a este clamoroso apelo? Não são as escolas, nem mesmo os seminários, nem outra instituição senão a IGREJA. Para que compreendamos bem, precisamos nos reportar aos tempos da cidade de Filipos.

A CIDADE DE FILIPOS

Filipe II, pai de Alexandre o Grande, subiu ao trono em 359 a.C. Ele determinou o exército “modernizado”; o muniu de lanças mais longas, cavalarias de choque, melhor organização;

Anexou-se a “Crenides” = “Pequenas Fontes”. Ele engrandeceu esta cidade, chamando-a “Filipos” em sua própria homenagem. Explorou muito ouro ali, cuja renda foi investida parte no exército, parte no suborno para o engrandecimento do seu reino.

“esse ouro de Crenides se espalhou pela Grécia, precedendo as falanges como uma guarda avançada, e abrindo mais portões que os aríetes e as catapultas” (Heuzey).

Dois séculos depois de sua fundação, Roma a conquistou. Depois da morte de César, houve muitas batalhas, entre elas a de Otaviano contra Antônio, o qual se tornou amante de Cleópatra, que já tinha sido amante de Júlio César. Antonio e Cleópatra se suicidaram. Com isso, Otaviano torna-se o único cabeça de Roma e muda seu nome para César Augusto (Soberano e majestoso).

Filipos era colônia de Roma, era como a capital do império romano em pequena escala, por isso a maioria dos habitantes era romana. De certa forma eram um tanto orgulhosos de sua cidadania, pois tinham certos privilégios tais como a isenção de impostos, de açoites, de prisão, e o direito de apelar ao Imperador, enfim eram influenciados pela cultura, arte, língua, economia, finanças, política e etc.

A cidade era governada por “dois comandantes civis” ou magistrados os chamados pretores.

Estaremos preservando a Palavra da vida quando mantivermos:

  1. UMA PERSPECTIVA CORRETA DA SALVAÇÃO – v.12-13

Um ponto de vista correto da salvação nos promove:

1. Amor Fraternal: “Assim, pois, amados meus”.

2. Obediência Incondicional:

a. Na Presença:

b. Na Ausência:

3. Santificação Esforçada: “desenvolvei a vossa salvação”

a. Em temor;

b. Em tremor;

De onde vem o poder e a capacidade de santificar-se? Certamente recorrendo ao Autor e Consumador da salvação.

4. O Agente da Salvação: DEUS. Ele é quem efetua:

a. O Querer:

b. O Realizar:

c. Exemplos: Lídia, Escrava, Carcereiro;

5. A Causa E O Motivo Da Salvação: “segundo a sua boa vontade”.

Exemplos:

Estaremos preservando a Palavra da vida quando mantivermos:

  1. UMA CARACTERÍSTICA RESPLANDECENTE NA SOCIEDADE – v.14-15

A igreja manifesta uma característica resplandecente na sociedade a qual ela está inserida quando ela:

1. Assume uma atitude abrangente: “Fazei tudo...”

a. Sem queixas: “sem murmurações”;

b. Sem discussões: “nem contendas”;

Ex.: Êx 15.24; 16.7-9; 1Co 10.10

Paulo exorta os Filipenses a viverem em unidade. Todos deveriam fazer tudo para manter a união na igreja – 1.27; 2.1-11; 4.2-7.

2. Assume propósitos radicais: “para que vos torneis” - Dt 32.5

a. Propósito moral:

Ø Irrepreensíveis: irrepreensíveis no julgamento de outros; não serão corrigidos pelos outros;

Ø Sinceros: lit.: “sem mistura”. “sin cera”; incorruptível;

b. Propósito familiar: “filhos de Deus inculpáveis”

3. Assume uma identidade singular: “... na qual resplandeceis como luzeiros no mundo”.

a. O que Somos: “luzeiros no mundo” – Mt 5.15-16; somente os líderes judaicos eram chamados de “luz do mundo”, mas Jesus chama assim aqueles que são meros pescadores, publicanos, etc...

b. O que fazemos: “resplandeceis”, é natureza da igreja, ser como estrelas que brilham no meio do universo escuro; a forma ideal da igreja resplandecer é viver de forma santa e proclamar, pregar o evangelho fielmente;

c. Onde: “no meio de uma geração pervertida e corrupta”

Ø no meio de uma geração”: a igreja de Cristo está inserida no mundo: você já se perguntou por que você estuda naquela escola? Trabalho neste emprego? Mora neste bairro?

Ø pervertida”:

Ø corrupta

Se até aqui discutimos o que causa a preservação da palavra da vida, agora veremos os seus efeitos:

O efeito de preservarmos a Palavra da vida é...

  1. UMA EXPECTATIVA DE CUMPRIMENTO NO FUTUROv.16

O preservar da palavra tanto é gerado quanto gera uma esperança de sentimento de dever cumprido no Dia de Cristo, no julgamento final.

1. Uma alusão escatológica – “no Dia de Cristo”:

2. Uma ilustração esportista – “me glorie de que não corri em vão”;

3. Uma elucidação trabalhista – “nem me esforcei inutilmente”, “esforçar” = labutar, trabalho exaustivo, árduo.

Aplicação: a igreja deve causar uma boa e correta expectativa em seus líderes...

Outro efeito de preservarmos a Palavra da vida é...

  1. UMA SIGNIFICATIVA ALEGRIA MÚTUA – v.17-18

1. A alegria incondicional: mesmo havendo possibilidade de Paulo ser oferecido como mártir, ele se alegrava;

2. A alegria sacrificial: “oferecido por libação sobre o sacrifício” (Rm 15.16)

3. A alegria serviçal: “e serviço da vossa fé”; os Filipenses tinham uma fé com obras, eles ofertavam a Paulo;

4. A alegria congregacional: “com todos vós”, “vós também... alegrai-vos e congratulai-vos comigo”. Paulo ordena que os Filipenses se alegrem juntamente com ele; toda a congregação deve se regozijar junta, unida.

CONCLUSÃO:

Temos a difícil missão de preservar a Palavra da vida. A Palavra da vida é o evangelho de Jesus Cristo, o qual é citado nove vezes nesta epístola, que por sinal, proporcionalmente é mais mencionado aqui do que em qualquer das outras cartas paulinas. Este evangelho tem sido barateado, desvalorizado, desqualificado. CANTAR HINO:398 DO C.C. E CONTAR SUA HISTÓRIA

TEMA: O MÉTODO DIVINO PARA O CRESCIMENTO

TEXTO: ATOS 17.2-3

INTRODUÇÃO: [Citações de autores variados]:

O fato é que muitos gostariam de unir igreja e palco, baralho e oração, danças e ordenanças. Se nos encontramos incapazes de frear essa enxurrada, podemos, ao menos, prevenir os homens quanto à sua existência e suplicar que fujam dela. Quando a antiga fé desaparece e o entusiasmo pelo evangelho é extinto, não é surpresa que as pessoas busquem outras coisas que lhes tragam satisfação. Na falta de pão, se alimentam com cinzas; rejeitando o caminho do Senhor, seguem avidamente pelo caminho da tolice". (Charles Haddon Spurgeon)

Enquanto Charles Spurgeon batalhava na Controvérsia do Declínio, uma tendência mundial começava a emergir, a qual estabeleceria o curso dos afazeres humanos em todo o século XX. Era o surgimento do entretenimento como o centro da vida familiar e cultural. Essa mesma tendência viu o declínio do que Neil Postman chamou de “A Era da Exposição”, cuja característica era uma ponderada troca de idéias, de forma escrita e verbal (pregação, debates, preleções). Isso contribuiu para o surgimento da “Era do Show Business’” – na qual a diversão e o entretenimento se tornaram os aspectos mais importantes e que mais consumiriam o tempo de conversa das pessoas. Dramatização, filmes e, finalmente, a televisão colocou o “Show Business” no centro de nossas vidas – em última análise, bem no centro de nossa sala de estar. (John MacArthur Jr.).

“Naquele grande dia, quando for lida a lista de chamada, todos os convertidos por meio de fina música, de decoração dos templos e de exibições e entretenimentos, somarão uma décima parte de nada; mas sempre agradará a Deus salvar os que crêem mediante a loucura da pregação. Apeguem-se à pregação... em primeiro lugar, preguem; em segundo lugar, preguem; em terceiro lugar, preguem!” (Spurgeon). Este é o método usado para preservar a palavra da vida!

I. O CONTEXTO EM QUE A PALAVRA DE DEUS DEVE SER PRESERVADA.

1. CONTEXTO LONGÍNQUO:

· Como as pessoas viviam naquela época? At 16; Fp 1;

· Qual a situação espiritual e moral delas? 2Tm 3;

2. CONTEXTO ADJACENTE:

· Como a sociedade vive hoje?

· Qual a situação moral e espiritual hoje?

3. CONTEXTO PESSOAL:

· Como você vive na sociedade hoje?

· Qual é a sua situação moral e espiritual hoje?

II. EXEMPLOS PODEROSOS ONDE A PALAVRA DE DEUS FOI PRESERVADA.

Desde o início de tudo há exemplos de pessoas que preservaram e também de outros que não preservaram a palavra da vida. O motivo pelo qual o pecado foi enraizado em nós é que Adão não cumpriu, não preservou a palavra da vida. No entanto, queremos dá alguns exemplos positivos:

1. NO ANTIGO TESTAMENTO:

· ENOQUE – Gn 5.18-24; Jd 14-15. Ele preservava a palavra da vida mesmo em meio a dificuldades (cf. cap. 3, 4 e 6; ele teve filhos e... filhas). Nem mesmo seus filhos creram e se arrependeram pela sua mensagem. Ele foi contemporâneo de Adão (que não andou com Deus no Éden), mas andou com Deus fora do Éden!

· JEREMIAS –

Jeremias pregou durante quarenta anos sem ver qualquer resultado significativo. Pelo contrário, seus conterrâneos ameaçaram matá-lo, se não parasse de profetizar (Jr 11.19-23); sua própria família e amigos conspiraram contra ele (12.6); por não ser permitido casar-se, teve de sofrer uma solidão agonizante (16.2); houve conspirações secretas para matá-lo (18.20-23); foi ferido e colocado no tronco (20.1,2); foi espionado por amigos que buscavam vingança (v. 10); foi consumido por desgosto e vergonha, chegando a amaldiçoar o dia em que nasceu (v. 14-18); e por fim foi injuriado e considerado um traidor de sua própria nação (37.13,14). Ele foi açoitado e atirado em um calabouço, passando ali muitos dias sem comer (v. 15-21). Se um etíope não tivesse intercedido em seu favor, Jeremias teria morrido ali. Por fim, a tradição ensina que ele foi exilado para o Egito, onde foi apedrejado e morto por seu próprio povo. Jeremias não teve convertidos a apresentar como fruto de uma vida toda de ministério.

2. NO NOVO TESTAMENTO:

Quem é o maior de todos os pregadores? (...Jesus), as pessoas têm uma tendência de achar que os grandes pregadores são aqueles que pregam para grandes multidões, mas Jesus gostava mais de pregar nas sinagogas.

· JESUS – Mc 1.38; Jo 6 (multiplicação dos Pães);

· APÓSTOLOS – At 6

· DIÁCONOS – At 8.5

· IGREJA – At 8.4

Nunca tragam uma tentação ao seu pastor, dizendo: “Não precisa de pregação!”. Pois Salomão em Provérbios 29.18 diz:

“Não havendo profecias, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz”.

Paulo exorta os tessalonicenses: “Não desprezeis as profecias” (pregações) - 1Ts 5.20.

III. O MÉTODO EFICAZ DE PRESERVAR A PALAVRA DA VIDA.

Paulo haveria de ensinar ao jovem Timóteo o que deveria fazer em um ambiente pecaminoso e herético (contrastar 2 Timóteo capítulo 3 com capítulo 4.

Atos 17.2-3 mostram como o apóstolo fazia costumeiramente as suas pregações, e ensina a igreja contemporânea a usar do mesmo método bíblico:

O método eficaz para preservar a palavra da vida é:

1. “ARRAZOAR” - Arrazoar significa discutir, debater, argumentar com o objetivo de convencer. Paulo fazia isso entre os judeus e gentios e governadores (cf. At 17.17; 18.4,19; 19.8; 20.9).

2. “EXPOR” - Expor significa abrir alguma coisa. É a mesma palavra que Lucas usa para dizer que o Senhor abriu o entendimento de Lídia para compreender o que Paulo estava falando (At 16.14). Expor as Escrituras significa expor a sua mensagem, revelar o seu conteúdo.

3. “DEMONSTRAR” - significa, entre outras coisas, colocar ao lado. É usado para alimentação (Lc 11.6) e no sentido de fornecer evidências, provar alguma coisa, talvez por comparação, colocando uma coisa ao lado de outra. Era isto o que Paulo fazia: "Aqui estão as promessas das Escrituras, que vocês conhecem bem, e aqui está Jesus de Nazaré. Comparem as duas coisas!" Assim ele demonstrava que Jesus era o Cristo. (Nicodemus)

CONCLUSÃO: a IGREJA precisa pregar a Palavra de DEUS... Atendamos ao que diz o apóstolo Paulo: Fp 3.2 e contraste com Fp 1.15-18

Proclamar e expor a Palavra, visando o amadurecimento e a santidade dos crentes deveria ser âmago do ministério de toda igreja. Se o mundo olha para a igreja e vê ali um centro de entretenimento, estamos transmitindo a mensagem errada. Se os cristãos enxergam a igreja como um salão de diversões, a igreja morrerá. Uma senhora, inconformada com sua igreja, que tinha abraçado todas essas excentricidades modernas, queixou-se recentemente: “Quando é que a igreja vai parar de tentar entreter os bodes e voltar a alimentar as ovelhas?” MacArthur

TEMA: CRESCENDO BIBLICAMENTE EM MEIO ÀS TRIBULAÇÕES!

TEXTO: TESSALONICENSES 2.13-16

13 Por isso nós também, sem cessar, damos graças a Deus, porquanto vós, havendo recebido a palavra de Deus que de nós ouvistes, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo ela é na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós que credes. 14 Pois vós, irmãos, vos haveis feito imitadores das igrejas de Deus em Cristo Jesus que estão na Judéia; porque também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que elas padeceram dos judeus; 15 os quais mataram ao Senhor Jesus, bem como aos profetas, e a nós nos perseguiram, e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens, 16 e nos impedem de falar aos gentios para que sejam salvos; de modo que enchem sempre a medida de seus pecados; mas a ira caiu sobre eles afinal.

INTRODUÇÃO:Cidade: 315 a.C. por Cassandro, oficial de Alexandre Magno. Matou a mãe dele, Olímpia. Casou com a irmã de Alexandre, por parte de pai. O nome dela era: Tessalônica, por isso esse nome. A igreja foi fundada por Paulo em sua segunda viagem missionária. Ao Paulo sair de Filipos foi para lá. Fazia tendas e pregava o evangelho. Demorou pelo menos 15 dias*. O trabalho foi frutífero (2.1 e At 17.4, sendo alguns judeus e muitos gentios). Timóteo havia sido enviado por Paulo a fim de animar e fortalecer a igreja. Que, em seu regresso, fez um relato que aparentemente inspirou o apóstolo a escrever a carta, 3:6. Aqui, Paulo diz algo sobre as tribulações.

Para A IGREJA CRESCER em meio às tribulações é preciso:

I – SER UMA IGREJA BÍBLICA – v.13

1 – Ser uma igreja bíblica gera gratidão nos outros – “outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus...”

· Paulo estava preocupado, mas com as notícias boas ele se alegra e dá graças a Deus. Algo que pode alegrar os corações de líderes da igreja é saber que ela é bíblica (3.5-9).

2 – Ser uma igreja bíblica é RECEBER a palavra dos que a pregam – “tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, ...”

· Esta é a explanação externa do evangelho, feita por homens. Não existe nada mais triste para um evangelista e pregador do que não ser ouvido. Do que entregar uma palavra, conselho, ensino, e não o receberem.

3 – Ser uma igreja bíblica é ACOLHER a palavra como sendo de Deus “que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus...”

· Explanação interna – chamado eficaz – causada pelo Espírito Santo. Até que a palavra humana pode ser rejeitada, mas a de Deus nenhum til o pode.

4 – Ser uma igreja bíblico é ter em si a palavra operando e rendendo frutos eficazmente –,”com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes”.

O efeito era notório. Viam-se os frutos. A palavra “operando” = “energeao”(energia) em ação eficaz. Os princípios bíblicos sempre vivos em qualquer situação.

Você tem causado alegria nos outros, principalmente nos seus líderes?

Você tem recebido a palavra que vem por meio dos pregadores?

Você tem acolhido a palavra que é de Deus e não de homens?

Você tem rendido frutos da palavra que opera em você?

Para A IGREJA CRESCER em meio às tribulações é preciso:

II – TORNAR-SE UMA IGREJA IMITADORA – v.14

“Imitar” = fazer exatamente o que faz a pessoa, reproduzir à semelhança.

Muitas vezes o “imitar” pode ser entendido de forma pejorativa como: “piratear”. Mas neste texto tem o significado de tornarmo-nos semelhantes, iguais a...

A. A quem A IGREJA deve imitar? 1.6

1 – as Igrejas de Deus – “das igrejas de Deus existentes na Judéia...”

§ Incluindo os apóstolos. Ex.: irmãos do passado...

2 – a Cristo Jesus – “em Cristo Jesus”

§ Jesus não vai reclamar “direitos autorais”, pode copiá-lo, imitá-lo... você deve perguntar-se diante das decisões: o que Jesus faria?..

· Como isso acontece?

Padecendo as mesmas coisas:

Eles: a perseguição dos judeus e dos gentios;

Nós: também somos perseguidos pelos nossos inimigos o mundo, a carne e o diabo. Temos uma luta constante contra o diabo; desde o início foi dito: Gn 3.15

B. A quem A IGREJA não deve imitar?

1 – Parentes e concidadãos descrentes – “da parte dos vossos patrícios...”

§ Muitas mulheres que haviam se convertido sofriam perseguições de seus próprios maridos e familiares e pessoas da própria cidade;

§ Jovens têm sofrido todo tipo de perseguição...

2 - Falsos religiosos – “sofreram dos judeus”

§ Paulo sabia desse sofrimento que era de muito tempo.

§ Quem são os nossos perseguidores de hoje? Quais os religiosos falsos?

· Como isso acontece? v.15

a. Perseguem até à morte os que são de Deus – “os quais não somente mataram o Senhor Jesus e os profetas, como também nos perseguiram”

§ Muitos tentam matar o Senhor com suas atitudes;

b. Desagradam a Deus – “não agradam a Deus”

§ Glorificar e agradar a Deus são o propósito da existência humana (4.1)

c. São inimigos de todos – “e são adversários de todos os homens”

§ Terrível ódio contra todo mundo

d. Impede o crescimento numérico da igreja – v.16 a

“e nos impedem de falar aos gentios para que sejam salvos;”

e. Enchem-se da ira de Deus – “a fim de irem enchendo sempre a medida de seus pecados. A ira, porém, sobreveio contra eles, definitivamente.”

CONCLUSÃO:O crente procede fielmente diante das tribulações da vida quando ele É BÍBLICO e quando ELE É IMITADOR DA IGREJA DE DEUS E DO PRÓPRIO CRISTO, renunciando toda imitação contrária. AMÉM!!!!