quarta-feira, 28 de outubro de 2009

TEMA: O MÉTODO DIVINO PARA O CRESCIMENTO

TEXTO: ATOS 17.2-3

INTRODUÇÃO: [Citações de autores variados]:

O fato é que muitos gostariam de unir igreja e palco, baralho e oração, danças e ordenanças. Se nos encontramos incapazes de frear essa enxurrada, podemos, ao menos, prevenir os homens quanto à sua existência e suplicar que fujam dela. Quando a antiga fé desaparece e o entusiasmo pelo evangelho é extinto, não é surpresa que as pessoas busquem outras coisas que lhes tragam satisfação. Na falta de pão, se alimentam com cinzas; rejeitando o caminho do Senhor, seguem avidamente pelo caminho da tolice". (Charles Haddon Spurgeon)

Enquanto Charles Spurgeon batalhava na Controvérsia do Declínio, uma tendência mundial começava a emergir, a qual estabeleceria o curso dos afazeres humanos em todo o século XX. Era o surgimento do entretenimento como o centro da vida familiar e cultural. Essa mesma tendência viu o declínio do que Neil Postman chamou de “A Era da Exposição”, cuja característica era uma ponderada troca de idéias, de forma escrita e verbal (pregação, debates, preleções). Isso contribuiu para o surgimento da “Era do Show Business’” – na qual a diversão e o entretenimento se tornaram os aspectos mais importantes e que mais consumiriam o tempo de conversa das pessoas. Dramatização, filmes e, finalmente, a televisão colocou o “Show Business” no centro de nossas vidas – em última análise, bem no centro de nossa sala de estar. (John MacArthur Jr.).

“Naquele grande dia, quando for lida a lista de chamada, todos os convertidos por meio de fina música, de decoração dos templos e de exibições e entretenimentos, somarão uma décima parte de nada; mas sempre agradará a Deus salvar os que crêem mediante a loucura da pregação. Apeguem-se à pregação... em primeiro lugar, preguem; em segundo lugar, preguem; em terceiro lugar, preguem!” (Spurgeon). Este é o método usado para preservar a palavra da vida!

I. O CONTEXTO EM QUE A PALAVRA DE DEUS DEVE SER PRESERVADA.

1. CONTEXTO LONGÍNQUO:

· Como as pessoas viviam naquela época? At 16; Fp 1;

· Qual a situação espiritual e moral delas? 2Tm 3;

2. CONTEXTO ADJACENTE:

· Como a sociedade vive hoje?

· Qual a situação moral e espiritual hoje?

3. CONTEXTO PESSOAL:

· Como você vive na sociedade hoje?

· Qual é a sua situação moral e espiritual hoje?

II. EXEMPLOS PODEROSOS ONDE A PALAVRA DE DEUS FOI PRESERVADA.

Desde o início de tudo há exemplos de pessoas que preservaram e também de outros que não preservaram a palavra da vida. O motivo pelo qual o pecado foi enraizado em nós é que Adão não cumpriu, não preservou a palavra da vida. No entanto, queremos dá alguns exemplos positivos:

1. NO ANTIGO TESTAMENTO:

· ENOQUE – Gn 5.18-24; Jd 14-15. Ele preservava a palavra da vida mesmo em meio a dificuldades (cf. cap. 3, 4 e 6; ele teve filhos e... filhas). Nem mesmo seus filhos creram e se arrependeram pela sua mensagem. Ele foi contemporâneo de Adão (que não andou com Deus no Éden), mas andou com Deus fora do Éden!

· JEREMIAS –

Jeremias pregou durante quarenta anos sem ver qualquer resultado significativo. Pelo contrário, seus conterrâneos ameaçaram matá-lo, se não parasse de profetizar (Jr 11.19-23); sua própria família e amigos conspiraram contra ele (12.6); por não ser permitido casar-se, teve de sofrer uma solidão agonizante (16.2); houve conspirações secretas para matá-lo (18.20-23); foi ferido e colocado no tronco (20.1,2); foi espionado por amigos que buscavam vingança (v. 10); foi consumido por desgosto e vergonha, chegando a amaldiçoar o dia em que nasceu (v. 14-18); e por fim foi injuriado e considerado um traidor de sua própria nação (37.13,14). Ele foi açoitado e atirado em um calabouço, passando ali muitos dias sem comer (v. 15-21). Se um etíope não tivesse intercedido em seu favor, Jeremias teria morrido ali. Por fim, a tradição ensina que ele foi exilado para o Egito, onde foi apedrejado e morto por seu próprio povo. Jeremias não teve convertidos a apresentar como fruto de uma vida toda de ministério.

2. NO NOVO TESTAMENTO:

Quem é o maior de todos os pregadores? (...Jesus), as pessoas têm uma tendência de achar que os grandes pregadores são aqueles que pregam para grandes multidões, mas Jesus gostava mais de pregar nas sinagogas.

· JESUS – Mc 1.38; Jo 6 (multiplicação dos Pães);

· APÓSTOLOS – At 6

· DIÁCONOS – At 8.5

· IGREJA – At 8.4

Nunca tragam uma tentação ao seu pastor, dizendo: “Não precisa de pregação!”. Pois Salomão em Provérbios 29.18 diz:

“Não havendo profecias, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz”.

Paulo exorta os tessalonicenses: “Não desprezeis as profecias” (pregações) - 1Ts 5.20.

III. O MÉTODO EFICAZ DE PRESERVAR A PALAVRA DA VIDA.

Paulo haveria de ensinar ao jovem Timóteo o que deveria fazer em um ambiente pecaminoso e herético (contrastar 2 Timóteo capítulo 3 com capítulo 4.

Atos 17.2-3 mostram como o apóstolo fazia costumeiramente as suas pregações, e ensina a igreja contemporânea a usar do mesmo método bíblico:

O método eficaz para preservar a palavra da vida é:

1. “ARRAZOAR” - Arrazoar significa discutir, debater, argumentar com o objetivo de convencer. Paulo fazia isso entre os judeus e gentios e governadores (cf. At 17.17; 18.4,19; 19.8; 20.9).

2. “EXPOR” - Expor significa abrir alguma coisa. É a mesma palavra que Lucas usa para dizer que o Senhor abriu o entendimento de Lídia para compreender o que Paulo estava falando (At 16.14). Expor as Escrituras significa expor a sua mensagem, revelar o seu conteúdo.

3. “DEMONSTRAR” - significa, entre outras coisas, colocar ao lado. É usado para alimentação (Lc 11.6) e no sentido de fornecer evidências, provar alguma coisa, talvez por comparação, colocando uma coisa ao lado de outra. Era isto o que Paulo fazia: "Aqui estão as promessas das Escrituras, que vocês conhecem bem, e aqui está Jesus de Nazaré. Comparem as duas coisas!" Assim ele demonstrava que Jesus era o Cristo. (Nicodemus)

CONCLUSÃO: a IGREJA precisa pregar a Palavra de DEUS... Atendamos ao que diz o apóstolo Paulo: Fp 3.2 e contraste com Fp 1.15-18

Proclamar e expor a Palavra, visando o amadurecimento e a santidade dos crentes deveria ser âmago do ministério de toda igreja. Se o mundo olha para a igreja e vê ali um centro de entretenimento, estamos transmitindo a mensagem errada. Se os cristãos enxergam a igreja como um salão de diversões, a igreja morrerá. Uma senhora, inconformada com sua igreja, que tinha abraçado todas essas excentricidades modernas, queixou-se recentemente: “Quando é que a igreja vai parar de tentar entreter os bodes e voltar a alimentar as ovelhas?” MacArthur

Nenhum comentário:

Postar um comentário