Sabemos da nossa responsabilidade de entender que já é tempo de reforma, tempo de verdadeiro avivamento espiritual, tempo de retornarmos às Escrituras Sagradas com arrependimento sincero e verdadeiro, pois agora é o tempo, o tempo de Deus.
segunda-feira, 29 de março de 2010
sábado, 27 de março de 2010
quarta-feira, 24 de março de 2010
ISABELLA, QUEM A MATOU?
TEXTO: GÊNESIS 4
INT.:Temos visto o quanto o caso Isabella tem repercutido em todo o Brasil. Quantas crianças são mortas de forma brutal e que não estão na mídia (como neste caso)! Mas Deus permite que o sensacionalismo da imprensa fosse latente neste assunto para que analisemos a natureza do homem.
O julgamento da morte de Isabella tem sido acompanhado por todo o país...
Por isso é insistente a pergunta: Quem matou Isabella? Quem é o assassino?
Na bíblia temos uma história um tanto parecida que nos dão características de um assassino.
Todo assassino:
I - TÊM UMA VIDA FAMILIAR DESESTRUTURADA – Gn 3
Tanto a vida individual quanto a familiar desestruturada começou no Éden. De lá para cá tem se arruinado. Esses assassinos têm suas vidas desestruturadas:
a. Pelo Diabo – v.1
b. Pelo Ego – v.6
c. Pelo pecado e suas conseqüências – vv.11-19
II. TEM UMA VIDA DESESTRUTURADA POR UMA FALSA ADORAÇÃO – Gn 4.1-7
a. A adoração de Abel – v.4
b. A adoração de Caim – vv.3,5
c. Conseqüências:
Inveja -
Ira pecaminosa – “irou-se, pois, sobremaneira”;
Tristeza – “descaiu-lhe o semblante”
d. Deus confronta anunciando os:
Maus procedimentos;
Desejos maus e indomáveis.
III. TEM UMA VIDA DESESTRUTURADA PELAS MÁS ATITUDES.
a. Caim levou Abel para seu território (campo). Pois os assassinos fazem assim.
b. Caim concluiu o que já estava em seu coração – v.8
c. A pergunta de Deus (0 Justo Juiz): v.9a.
d. A resposta do assassino: v.9b.
Um versículo só resume um chamado à confissão e a resposta petulante, irreverente, hipócrita e mentirosa – “não sei”.
Deus te faz perguntas... o que você responde? Como responde?
IV. TEM UMA VIDA DESESTRUTURADA PELAS SUAS CONSEQUÊNCIAS
a. “que fizeste?” A pergunta registra a ira do Grande Juiz;
b. “O sangue de teu irmão clama da terra a mim”
Não tinha ninguém para socorrer;
Mas, agora, o sangue inocente clama por vingança;
Hebreus 12.24
c. A própria terra que bebeu o sangue de Abel foi o castigo para Caim – vv.11,12;
d. A angústia e a depressão apertavam Caim pelos seus feitos – v. 13
e. O medo da população revoltada – v. 14;
f. A Deus pertence a vingança – v.15;
g. A descendência violenta de Caim – vv. 17-24;
CONCLUSÃO:
Muitos são os assassinos. Não só aqueles que jogam uma criança pela janela (esses deverão pagar por sua maldade).
Muitas são as “Isabellas” que têm sido vítimas de tanta violência de tanto pecado, e de tanto ódio, desamor, desafeto. Pois o apóstolo João diz: “todo aquele que odeia a seu irmão é assassino...” (1Jo 3.15). As pessoas que julgam apressadamente os outros deveriam deixar isso com a justiça e se lembrarem que elas podem ser tanto assassinas quanto aquela(s) que jogou ou jogaram a criança pela janela.
Talvez você tem sido um “assassino” matando seus filhos jogando-os pelas janelas do pecado, irritando-os sem razão alguma. Ou talvez você tem sido um filho que não honra os seus pais... Ou talvez tenha “assassinado” seus amigos, visinhos e outros...
É, sabemos que aquele ou aqueles que tiraram a vida daquela criança, seja quem forem, devem pagar pelos seus erros. Afinal, é para isso que existe a justiça humana. Quanto aos delitos cometidos às ocultas, na mente e no coração, e que não são nem considerados errados por muitos, esses serão julgados pelo Grande e temível Juiz. Ele é justo. Ninguém foge dos seus olhos, ninguém se esconde da Sua presença. Portanto, cuide de confessar para Ele seus pecados pequenos e grandes. Peça para Deus te perdoar pelos seus delitos e pecados. Diga para Jesus que você quer a força dEle para viver como Ele quer!
Mas quem matou Isabella? Quem...?
Resposta:
Um pecador, igual a Caim, que chegou ao extremo. Mas que já era pecador igual a mim, igual a ti, um descendente de Caim. Pois não somos pecadores porque pecamos, mas pecamos porque somos pecadores!
Talvez câmeras que te registram no supermercado, nas escolas, nas ruas e também os olhos dos visinhos, dos amigos, das pessoas que estão ao seu redor não conseguem registrar nada de anormal em ti, mas os olhos de Deus vêem o interior do teu coração, Ele sabe dos teus planos mais secretos e ocultos. Confesse os teus pecados quando Deus te confronta, como agora mesmo. Renuncie seus pecados e adquira o perdão dado gratuitamente por Cristo que não cobra seus honorários, mas é Advogado diante do Grande Juiz. Ele te justificará te libertará e te dará uma vida nova para todo o sempre. Amém
sexta-feira, 12 de março de 2010
CHAMADO
"Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, pelo mandato de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança"
1 Tm 1.1
Há momentos que no ministério sobrevêm dúvidas a respeito do chamado? Às vezes impulsionados pelo pouco "sucesso" chegamos a duvidar se estamos mesmo no lugar certo, agindo certo, ou até se estamos correspondendo com as ''expectativas''? As dificuldades financeiras ou outros problemas familiares têm nos desanimado? A falta de aprendizado dos nossos ouvintes, membros de igreja, tem causado tristeza e mágoas, devido maus relacionamentos, práticas anti-cristãs e farisaicas por parte de alguns ''bodes'' ou ''lobos'' inseridos no meio do rebanho? Para enfrentar tudo isso e coisas semelhantes precisamos de uma segura esperança.
As pessoas normalmente fazem um curso preparatório para escolher sua ''profissão'' com mais segurança. Tentam escolher bem para que não se arrependam mais tarde e exerçam sua profissão só como meio de sobrevivência, mas, como algo agradável e edificante.
Com aquele que foi chamado ao ministério é semelhante no ponto de haver certeza do seu chamado. Mas se distingue pelo que o ministério não é uma profissão. Certamente por não compreender esta diferença, muitos que se dizem ministros do evangelho estão profissionalizando o púlpito.
A obra ministerial exige de nossa parte perseverança, e para isso é essencial a convicção de que o chamado e a capacitação procedem do Senhor, embora use diversos meios.
Por isso Paulo enfatizou que foi chamado para ser ''apóstolo" de Cristo. Ele não cumpre esta função por mandato de homens, igreja ou denominações, mas de DEUS e do próprio Cristo Jesus. Com esta firme convicção guardada em nossas mentes e corações estaremos longe de frustrações na nossa vida cristã e ministerial. Então, precisamos perceber que:
• Não se entra no ministério porque o pai ou a mãe escolheu isso;
• Nem porque acabaram as ofertas de emprego, e como é difícil passar no vestibular para um curso melhor, se escolhe o Seminário, que é mais fácil;
• Não se engaja no ministério só porque a igreja gostou do pastor e resolveu ''chamá-lo'';
• Nem se entra no ministério para receber aplausos do povo. A crítica pode nos ajudar mais que elogios;
• Não se entra no ministério por causa de dinheiro;
• Nem só para sustentar a família;
• Não se entra no ministério para ser o mais importante do povo;
• Não se entra no ministério pela sua própria vontade, mas pela de DEUS efetuada em nós;
• Não se entra no ministério para obter ''sucesso numérico, financeiro, ou material a qualquer custo. Mesmo que isso venha naturalmente em tão somente sermos fiéis à PALAVRA DE DEUS;
• Não entramos no ministério para cumprir um propósito de realização profissional ou pessoal, mas sim, para cumprir a vontade dAquele que nos arregimentou;
• Não entramos no ministério porque já somos plenamente capacitados, mas porque estamos sendo.
Queridos colegas, ''se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja''. - 1Tm 3.1. Nada, nenhum ''outro ramo'' mais compensa em nossas vidas, se realmente somos aspirados. Assim como também não compensa insistir se não o somos.
Precisamos amadurecer nossas convicções a respeito do nosso chamado ao ministério. Isso nos animará e fortificará ante às necessidades, adversidades, provações e tentações da vida. Cristo se encarrega de interceder a nosso favor, pois fomos chamados para Ele, por meio dEle. O grande DEUS tem confiado em nossas mãos os elementos necessários para continuar exercendo eficazmente o nosso ministério. Portanto, não temas, foi o SENHOR quem te enviou. Esforça-te e tem bom ânimo e pregue a PALAVRA DE DEUS e não a negocie por nada.
Que Deus em Cristo, nosso Senhor, nos abençoe com seu Santo Espírito aplicando costumeiramente sua riquíssima graça e misericórdia pela BÍBLIA.
quinta-feira, 11 de março de 2010
quarta-feira, 10 de março de 2010
O Olhar de Amor
O Olhar de Amor
Thabiti Anyabwile
Thaibiti Anyabwile – é o pastor da Primeira Igreja Batista, nas Ilhas Grand Cayman. Ele possui bacharelado e mestrado em psicologia obtidos na North Carolina State University. Serviu como pastor assistente na Capitol Hill Baptist Church, em Washington D.C. Thabiti tem sido convidado como preletor em diversas conferências e seminários nos Estados Unidos e em outros países, é autor de artigos teológicos e livros, um deles, "O que é um membro de Igreja Saudável?", está no prelo pela Editora Fiel. Ele e sua esposa, Kristie, têm três filhos.
Todos os escritores dos quatro evangelhos falam sobre aquela noite em que Pedro negou o nosso Senhor com três declarações de rejeição crescentes. Eles nos contam o choro amargo de Pedro quando ele compreendeu que Jesus predissera corretamente a sua negação, antes que o galo cantasse. Todavia, Lucas inclui um pequeno detalhe, profundo.
Lucas 22.61 diz que, após a negação de Pedro pela terceira vez e o cantar do galo, "voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe dissera: Hoje, três vezes me negarás, antes de cantar o galo".
Esse olhar deve ter arrasado Pedro de inúmeras maneiras! Quando o Senhor olha para nós em nosso pecado e rejeição, só podemos ficar abatidos de tristeza. E a verdade é: o Senhor nos vê todo o tempo, em nossas várias falhas, pecados, negações e rejeições.
O que foi esse olhar? O que Pedro viu nos olhos de Jesus? O olhar significou: "Eu lhe disse isso"? Não creio que o Senhor se regozijou com o fracasso de Pedro.
Jesus olhou para Pedro com olhos de ira e juízo? Não penso assim. Jesus não esmagará a cana quebrada nem apagará a lâmpada que fumega.
Aquele olhar não significou: "Como você pôde fazer isso?" Não acredito que o olhar de Jesus comunicou mágoa pessoal. Jesus não veio para sobrecarregar-nos com culpa; antes, para removê-la.
Penso que aquele olhar foi amor puro e santo... que não suportamos contemplar quando estamos em nosso pecado. Em nossa justiça própria, poderíamos entendê-lo – e até desejar – como ira, ou desapontamento, ou mágoa, ou mesmo "Eu lhe disse isso". Mas, quando o Senhor continua a olhar para nós com amor puro e imaculado... isso nos tira toda justiça própria e nos faz ver que amor santo rejeitamos... e que pessoas ímpias nós somos. Não podemos suportar Jesus olhando para nós com esse amor puro e santo, quando falhamos tão miseravelmente. Portanto, como Pedro, volvemos nosso rosto e choramos amargamente, quando falhamos para com nosso Senhor.
E esse é um erro terrível. Se, quando pecamos contra o Senhor, pudéssemos continuar olhando para sua face, veríamos que este amor santo nos aceita. Ele nos perdoa e nos purifica. Livra-nos da culpa e remove a vergonha. Cura os abatidos e ergue os indignos. Se pudéssemos apenas contemplar a face do Senhor, veríamos um olhar amável que diz: "Venha a mim".
É a face daquele que ama de tal modo que vence o nosso pecado... toma o nosso pecado como dele mesmo... suporta nossa culpa como se fosse sua... um amor que nos une a ele mesmo. Olhar para essa face, pela fé... implica sentir e conhecer o amor mais santo, mais sacrificial e mais redentor possível.
O maior problema de Pedro não foi que ele negou três vezes a Jesus. Ele foi restaurado disso. Nosso maior problema não é negar ou desapontar a Jesus.
O maior problema de Pedro foi que ele saiu e chorou sozinho... em vez de correr para a face amorosa de Jesus. Nosso maior problema é afastar nosso olhar de Jesus. Ele removeu nossos pecados. Temos de olhar para ele e continuar olhando para ele, até que nos regozijemos em sua aceitação amorosa.
Se somos crentes há qualquer tempo, já descobrimos que nossa vida é cheia de fracassos e pecado... até de vários tipos de negação. Mas também descobrimos que ele continua olhando... e chamando-nos a si mesmo. Crente... olhe para Jesus. Não vire o rosto.
Fixe seus olhos em Jesus,
Contemple toda a sua face admirável,
E as coisas da terra ficarão ofuscadas
À luz da glória e graça de Jesus.
______________________
Traduzido por: Wellington Ferreira
Copyright© Thabiti Anyabwile
Copyright© Editora FIEL 2010.
Traduzido do original em inglês: The Look of Love. Publicado em inglês por "The Gospel Coalition", na seção: BLOGS – Thabiti Anyabwile.
O leitor tem permissão para divulgar e distribuir esse texto, desde que não altere seu formato, conteúdo e / ou tradução e que informe os créditos tanto de autoria, como de tradução e copyright. Em caso de dúvidas, faça contato com a Editora Fiel.
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Big Brother Brasil 10 cartado da minha vida!
Decidi não assistir o Big Brother, o reality show do momento de entretenimento da família brasileira. Decidi também não fazer um julgamento indevido dos que assistem. Porém, firmo pelo menos dez motivos do porque não parar na frente da TV na hora deste programa:
I. Porque este programa não me tornará conforme a imagem de Cristo (Romanos 8.29). Se tenho o desejo de me tornar santo, puro, separado do mundo, não posso, mesmo no momento do meu entretenimento, assistir coisas que não ensinam nem mostram tais virtudes;
II. Porque este programa não fará aumentar o meu amor por Cristo (1 João 2.15). Se tiver que intensificar o meu amor por Deus então não devo amar as coisas que são deste mundo. Caso ame o mundo e as coisas que há implícitas e explicitas no Big Brother o amor do Pai celeste não está em mim;
III. Porque este programa é feito para cativar os desejos da carne, desejos dos olhos e a soberba da vida (1 João 2.16). Na luta contra a luxúria, a sensualidade, a imoralidade e a libertinagem, não podemos dar alento à carnalidade usando nossos olhos para verem cenas de nudez e licenciosas. Nem mesmo para incentivar tanto os participantes como os telespectadores à soberba da vida que busca de forma desenfreada o status, a fama e o dinheiro;
IV. Porque este programa não é permitido para menores de 14 anos. Veja bem: quando digo que ainda não tenho quatorze anos não me refiro à minha idade de nascimento físico, mas sim, à idade e maturidade espiritual suficiente. Embora saiba que quando atingir tal maturidade não vou desejar ver nada disso. Ainda não atingi a maturidade e o crescimento idealizado por Deus, portanto, não assistirei coisa alguma que me retarde ou atrapalhe este propósito. Portanto, a insígnia: “proibido para menores de 14 anos” deveria ser: “proibido para menores de cento e quarenta anos”;
V. Porque este programa toma o tempo que deveria ser de algum proveito (Efésios 5.16). Neste tempo perdido assistindo este programa eu posso está lendo a Bíblia, um bom livro, orando, ou até mesmo dormindo, que seria bem menos prejudicial;
VI. Porque este programa não substitui a comunhão ou comunicação da minha família (Colossenses 3.18-25). Assistindo aquele programa minha família não poderá conversar comigo sobre assuntos relevantes e não seremos motivados por princípios tradicionais e ternos;
VII. Porque este programa mostra a vã filosofia humanista e anticristã (Colossenses 2.8). Seus idealizadores e apresentador revelam uma filosofia que é prejudicial à igreja;
VIII. Porque este programa não substitui a alegria que Cristo me dá (Atos 8.8). As pessoas só assistem a este programa porque tentam ser felizes, mas não serão. Não encontrarão alegria se assistirem o Big Brother mas se forem assistidos pela graça de Deus;
IX. Porque este programa revela quem são as pessoas de fato, mas não as ajuda (Mateus 11.28-30). Neste programa as pessoas descobrem que são más, gananciosas, egoístas, brigonas e problemáticas, mas saem de lá piores do que entraram e sem nenhuma melhora, apesar de saírem com algum benefício financeiro;
X. Porque este programa já me deu nove motivos de não assisti-lo. Isso é mais que suficiente para me ocupar com algo que me edifique espiritualmente.
Ora, se tenho motivos para não assistir o Big Brother, teria muito mais para não gastar nenhum centavo ligando ou comprando qualquer um de seus produtos de marketing.
Se você achar mais motivos salutares para não assistir o Big Brother comente logo abaixo:
Deus o faça um "Grande Irmão" em Cristo,
Pr. João Duarte
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Divórcio de Benny Hinn
http://ministerioforcaparaviver.blogspot.com/2010/02/por-gillian-flaco-e-associated-press.html
ORAÇÃO SINCERA
A maior prova de que precisamos de um avivamento é a nossa falta de busca por um.
Sempre que houve um avivamento, houve antes uma imensa tristeza por falta de um.
A tristeza pela situação deplorável em que vivemos é o início de um avivamento espiritual e bíblico. Foi assim com Neemias, Esdras, Rei Josias, Lutero, Calvino, Jonathan Edwards, Wesley e tantos outros na história da Igreja.
Observe e analise se você pode fazer esta oração:
Senhor Jesus, ajuda-me
Vislumbra-me em ti, a mim
Tu me feres, tu me unges, me curas
Satisfazendo-me satisfazendo-te
Não como eu quero, às vezes quero mal
E sim, como Tu queres, sempre queres bem
Só quero bem quando Teu querer está em mim
Vencendo o “eu” e satisfazendo a ti, e somente a ti
Alegra-me Senhor, alegrando-te de mim
Efetua em mim, óh Deus
Todos os desejos Teus
E realiza em mim, óh Pai, tudo enfim!
O plano Teu me envolveu
Nos tempos eternos iniciou
De forma que não sou mais eu
Que vive, mas, sim, o Senhor!
Oh Deus, eu não sou nada, Tu és tudo,
Que contraste! Que extremos opostos!
Eu, um insuficiente, e Tu, suficiência plena;
Mesmo assim, Tu me chamas, Tu me amas!
Não sei por que, só sei que Tu me amas!
Oh Deus, sou pecador, e, Tu és Santo,
Que contraste! Que extremos opostos!
Eu, um merecedor do inferno, e Tu, um Deus irado!
Mesmo assim, Tu me chamas, Tu me amas!
Eu, um condenado, e Tu, um Salvador perene,
Mesmo assim, Tu me chamas, Tu me amas.
Eu, um iníquo e injusto, Tu um Justo Juiz;
Mesmo assim...
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010
ENCHENTES, UM DILÚVIO NA MINHA VIDA!
O RECOMEÇO
GÊNESIS 8
O Brasil tem sofrido penosamente com as muitas chuvas e consequentemente as pessoas têm perdido tudo o que têm. Perdem os moveis, os automóveis, as casas e até mesmo os parentes.
Portanto, quero meditar no período pós - dilúvio. Após grande destruição, desolação, aflição e tribulação, aparecem aos sobreviventes as oportunidades de recomeçar.
- DEUS LEMBRA-SE DE NÓS – v.1-5
- O Que Significa “Lembrou-se Deus”?
a. “lembrar-se Deus de Noé foi o retorno de Sua misericórdia à humanidade, a qual não tinha exterminado por completo.” (Matthew Henry);
b. “Indica ação baseada em um compromisso prévio (9.15)”, não uma mera lembrança;
- De quem Deus se lembrou?
a. Da Humanidade Restaurada: “Noé” e aqueles que faziam parte da aliança;
b. Do Restante da Criação: nosso sustento;
- Como Deus Age ao se Lembrar?
a. Faz “soprar um vento sobre a terra”, cf.1.2;
- Quais os Efeitos de Deus Lembrar-se?
a. “baixaram as águas” e vv.2-3;
b. Paciência para esperar: “150 dias”;
c. Deus conduz ao “repouso”;
Deus se lembra de todos os seus eleitos;
Lembre-se da Aliança que Ele fez contigo! Lendo e obedecendo a Palavra de Deus; você nunca será esquecido nos planos divinos.
Ø Assim como Deus se lembrou da aliança com Noé, Ele se lembra de nós e nos sustenta – 9.1
Ele sopra gerando vida onde era morte, criando onde nada existia; fazendo ordem onde o caos imperava. Seja pessoalmente grato! Creia que Deus está te gerando de novo! Você viverá para sempre se confiar nEle!
- DEUS CONCEDE-NOS ESPERANÇA – v.6-12
O que Moisés quis dizer com a expressão:
- “ao cabo de quarenta dias”: longo período; marca a introdução de uma nova era.
- Deus concedeu esperança ao fazer Noé abrir a “janela”. Que janela era aquela? (v.6 cf. 6.16); Noé fez a janela com as diretrizes divinas;
- Através da ciência de Noé, Deus nos concede esperança fazendo-nos ver com quem parecemos:
a. Corvo: traz apenas carniça do mundo morto
b. Pomba: traz esperança: “folha nova de oliveira”;
- Deus concede-nos esperança ao observarmos o dia de descanso – “sete dias”;
A mesma mão que traz a desolação deve trazer a liberação; Como a terra não foi alagada num dia, também não secou em um dia. Deus costuma liberar gradualmente seu povo para que não seja desprezado o dia das coisas pequenas, nem haja desconsolo pelo dia das grandes coisas. Acredite que Deus está no controle de tudo. Espere pacientemente no Criador e Redentor; suas forças nada podem! Se você esperar verá que correu tudo bem, mas se tentar resolver da sua forma...
Ø Dizem: “esta tribulação está demorando muito!” mas, um novo tempo está começando!
Deus mesmo nos dá o escape ao fazermos o que manda; Planeje um novo ano com Ele; Cumpra tudo! Faça reformas na sua vida! Ore e leia a Palavra; Obterá boa consciência; Acharás a janela da esperança!
Ø A pomba é um emblema de uma alma bondosa que, não achando paz ou satisfação firme neste mundo alagado e corrupto, regressa a Cristo como a sua arca, como a seu Noé, seu repouso. O coração carnal, como o corvo, se vira com o mundo e come da carniça que ali encontra; Como Noé tirou sua mão, tomou a pomba e a atraiu a ele, ao interior da arca, assim Cristo salvará, ajudará e acolherá os que fogem a Ele em busca de repouso.
Não se conforme com a podridão do mundo, volte à arca (Jesus); firme seus pés em Cristo!
Tenha nojo do pecado. Alimente a sua alma com comunhão, adoração, estudo e evangelização
Você se sentirá realizado e feliz em sua liberdade para voar e pousar onde Cristo estender a sua Mão;
- DEUS ABENÇOA A OBEDIÊNCIA – v.13-19
- Quando é que Deus começa a abençoar a obediência de Noé? v. 1 a; no ano novo!
Ø Este é um período de firmar compromissos e planos;
- “Então”, exige uma ação obediente por parte de Noé, mediante as águas se secarem sobre a terra. Que ações são estas?
a. Remover: tirar o empecilho;
b. Olhar: constatação, averiguação, planejamento;
- Qual foi a ordem de Deus a Noé? v. 16 e 17;
“Posto que o dilúvio foi uma prefiguração do batismo cristão (1Pe 3.20-21), a saída de Noé e sua família da arca pode ser tida como seu surgimento das águas da morte para uma nova vida (cf. Jo 5.28-29; 11.43; Rm 6.3-6). Eles prefiguram a nova humanidade que prevalece sobre o mal” (Genebra).
- Qual a atitude de Noé? v. 18
Ø Sair de uma situação difícil depende mesmo da vontade de Deus. Noé saiu obedientemente quando Deus mandou.
Decida! Resolva! Entenda como uma exigência de Deus
Renuncie a si mesmo. Saia da velha vida para a nova vida,
Confesse e deixe. Humilhe-se. Planejando uma vida piedosa. Abandone conselhos ímpios e materialistas e acomodados ao mundo.
Você ficará marcado! Será exaltado! Verás o que poucos viram! Estará diante de imensos e maravilhosos desafios!
- DEUS ALEGRA-SE COM SEUS ADORADORES
- A Primazia do Culto: v.20
A primeira coisa a ser feita é adorar a Deus. Você está passando por perdas terríveis? Adore o único Deus!
- A Reação de Deus:
a. Se agradar: “e o Senhor aspirou o suave cheiro”. Esta é uma referência antropomórfica ao olfato divino que retrata o prazer de Deus na adoração do seu povo.
b. Prometer: “... e disse consigo mesmo: Não tornarei a amaldiçoar a terra...”
Deus não precisa prometer a homens, pois antes de Ele ser fiel aos homens Ele é fiel a Ele mesmo;
c. Sinalizar: “arco” – 9.13
Ø Diante de um imenso desafio prestemos um culto a Deus; as pessoas normalmente deixam de cultuar quando estão diante de grandes desafios ou conflitos, quando deveria ser a primeira coisa a fazer;
Quando estamos cultuando a Deus ele se alegra; o nosso Deus é “Deus de aliança, Deus de promessas”. Ele promete e cumpre! O arco – Iris tinha um significado diferente para mim quando era criança, mas hoje sei seu valor: a fidelidade de Deus em cumprir suas promessas.
Obedeça sem reservas, adore a Deus em primeiro lugar e em todo o tempo e em toda e qualquer situação.
Agrada-te do Senhor... Confie nEle de todo o seu coração, confie na fidelidade dEle. Se tiver que desconfiar desconfie de sua própria fidelidade; Admita que você é pecador e Ele te admitirá no céu. Aceite o “sinal” na tua vida, o sinal da Aliança, o sangue de Jesus. Busque novos propósitos diante de Deus. Faça mais neste novo ano do que fez no passado. Congregue mais, visite mais, perdoe mais, trabalhe mais, confesse mais, planeje mais, execute mais...
CONCLUSÃO:
Recomece! Não importa o quanto suas expectativas estejam destruídas debaixo das águas da tribulação, não importa se seus planos mais sinceros e espirituais tenham virado lama dos dilúvios da vida! Ainda assim, recomece! Recomece agora mesmo, não espere para o ano que vem, mas, recomece agora mesmo!!!
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
VOCÊ É SALVO?
Pense duas vezes depois de ler isso:
A SALVAÇÃO NO PECADO
É quase que normal hoje em dia uma igreja pregar a salvação no pecado e não do pecado. A permissividade é grande, assim também o liberalismo religioso.
O convite tem sido: “Venha como estás”. E continuam pregando: “continuem como estão”. As igrejas não se preocupam em como as pessoas serão salvas, se é por meio de Cristo somente, ou por atalhos criados com o propósito de "aceitar a todos". O que importa para ela é ser cheia. As pessoas acreditam em “formas” antibíblicas de chamar o pecador. Crêem em qualquer método para atrair o pecador , menos na pregação e no evangelismo bíblico. Podem chamar a atenção do pecador com uma música secular, um ringue de boxe, uma prancha de surf, ou qualquer outra coisa, e então, pregar-lhe uma mensagenzinha tranquilizadora. Na visão destas igrejas, depois de as pessoas estarem dentro da igreja podem ser trabalhadas na santificação delas, que é um processo. Mas devemos perguntar: será que a santificação é algo dissociado da justificação? Será que uma árvore pode dar um fruto se ela ainda nem germinou? Será que pode um ‘’crente ‘’ santificar-se se ainda não foi regenerado?
Algumas pessoas estão sendo salvas nos seus pecados, mas não dos seus pecados.
Enganam-se aqueles que acham que uma simples oração do pastor na frente, no altar do templo, irá salvá-lo dos seus pecados, pois somente uma transformação causada pelo Espírito Santo aplicando a Palavra o pode.
Enganam-se aqueles que acham que alguma pessoa que ele ama o salvará dos seus pecados, pois somente o amor de Cristo o pode.
Se anganam aqueles que acham que uma mudança de hábitos sem uma mudança de coração o salvará de seus pecados, pois só um transplante do coração o pode.
Enganam-se aqueles que tentam santificar os que nunca nasceram de novo.
Enganam-se aqueles que tentam abençoar o que Deus amaldiçoa.
Enganam-se aqueles que atribuem ao homem o que pertence somente a Deus.
Enganam-se aqueles que toleram o pecado, tanto em si mesmos quanto nos outros, sem falar a verdade.
Enganam-se aqueles que mesmo se dizendo abençoados por Cristo praticam voluntária e insistentemente o pecado.
Enganam-se aqueles que dizendo amar a Deus não amam aos irmãos.
Enganam-se aqueles que pensam que só por expelirem demônios , são salvos dos seus pecados. Na verdade podem ser surpreendidos de se encontrarem com os mesmos demônios na eternidade. O mesmo pode acontecer com aqueles que fazem curas, cantam no grupo de louvor, ensinam na EBD, e pregam um texto bíblico;
Enganam-se aqueles que pensam estar seguros somente por virem aos cultos, mas não obedecem a Palavra de Deus. Não estarão no grande culto celestial.
Enganam-se aqueles que se acham tão seguros, mas que não estão baseados, alicerçados na justificação de Cristo, mas em sua justiça própria.
Enganam-se aqueles que pensam lucrar, quando na verdade estão tendo prejuízo eterno;
Enganam-se aqueles que pensam estar invadindo o mundo quando na verdade estão sendo invadidos por ele.
Enganam-se aqueles que pensam ser eleitos, mas que não cumprem os seus votos a Deus.
Enganam-se aqueles que acham que Deus se esquece de cumprir as suas promessas.
Enganam-se aqueles que pensam que estão SALVOS NO PECADO.
Salve-se DO pecado arrependendo-se agora mesmo e confessando com confiança única e suficientemente em Jesus Cristo!
DEPRESSÃO, UMA DOENÇA NA ALMA
SALMO 42
A depressão é uma doença. Muitos tiveram depressão: Jonas, Elias, Davi, Lutero, Spurgeon...
Um dos maiores problemas da humanidade dos nossos dias é a depressão. Ela tem arrastado ao pântano do desespero pessoas de toda classe, sexo, idade, cor, religião e fé. Nenhum ser humano estar isento desta doença esmagadora e cruel.
Muitas pessoas estão secas, vazias, sem propósitos e sem esperança para a vida. Não tem perspectiva para esta vida nem para o porvir. Outras baseiam sua existência e sua felicidade unicamente nas coisas terrenas e passageiras e quando estas coisas faltam ficam desamparadas e frágeis ao ponto de desvanecerem até a morte.
O salmista está sofrendo uma tristeza deprimente. Ele não é um super-homem e nem tem super poderes e nem ao menos “lexotam” para aliviá-lo neste momento depressivo.
Se o autor for Davi, ele tem motivo para estar deprimido. Ele perdeu a paz e a tranqüilidade dos campos nos quais costumava pastorear seu pequeno rebanho de ovelhas. Ele perdeu a presença de seus familiares e amigos, pois, estava sendo perseguido por Saul. Ele trocou o quarto confortável por cavernas frias e escuras. Ele tinha atrás de si para matá-lo ninguém menos do que o seu próprio e poderoso rei. Ele era um fugitivo do governo.
Mas uma coisa muito importante que você precisa saber é que Davi estava deprimido não era por causa de nenhuma destas coisas. Se não era por estas coisas, então, pelo que era! O que o deixava com a alma oprimida, inquieta, seca e sem sabor? A resposta é: distância de DEUS! Davi não se angustiava por falta de dinheiro, de bens materiais, por falta de saúde ou de qualquer outra coisa senão de Deus, ele sentia falta e sede do Deus vivo!
1. UMA ALMA SEDENTA – vv. 1-2
Joel 1.20 e Jr 14.1-6
Esta corsa aflita não é um camelo habitando no deserto e auto-suficiente. Escolheu a bem-aventurança daqueles que têm sede e fome de justiça, e não a situação enganadora de “vós os que estais agora fartos” (Lc 6.25) – Derek Kidner
“Sendo naturalmente de uma constituição ardente e sanguínea, ele sofre muito com a sede nas regiões orientais. Quando carente de água e incapaz de encontrá-la, ele faz um ruído lamentoso e ansiosamente busca as águas frescas; especialmente quando perseguido por caçadores no deserto seco e escaldante, ele procura o manancial de água com intenso anseio e bravamente mergulha nele com avidez, ...” Calvino.
2. UMA ALMA CHORONA – vv. 3, 10
Deixar de ter prazer em comer para se fartar de lágrimas. Substituir as refeições por choro!
“sempre que os ímpios triunfarem sobre nós, em nossas misérias, e malevolamente escarnecerem de nós, dizendo que Deus está contra nós, não nos esqueçamos jamais que é Satanás quem os move para que falem desta maneira, com o fim de destruir nossa fé... Há ainda outra razão que nos deve inspirar com tais sentimentos, e que é esta: o nome de Deus é assaltado com escárnio pelos ímpios”. ( João Calvino.)
3. UMA ALMA NOSTÁLGICA – vv. 4
A lembrança das condições do passado trouxe uma tristeza muito mais profunda, ao compará-la com a condição do presente. Anteriormente exercia função de líder em conduzir outros às santas assembléias, agora seria barrado de entrar no santuário.
4. UMA ALMA INTERROGATIVA – 2b, 3b, 5, 9, 10b e 11;
a. Perguntas internas: 2b; 5; 9; 11 a;
b. Perguntas externas: 3b; 10b
5. UMA ALMA CAÓTICA – v. 7
Abismo = Gn 1.2
Ondas = dilúvios, e Jonas 2.3
6. UMA ALMA RECONHECEDORA
• DA NECESSIDADE DE SUA ALMA:
“Indubitavelmente, a melhor forma de vencer Satanás consiste em não sairmos para fora de nós mesmos, mas sustentarmos um conflito interno contra os desejos de nosso próprio coração”. – Calvino.
• DA PESSOA QUE SUPRE SUA ALMA:
DEUS =
DEUS VIVO =
AUXÍLIO =
DEUS MEU =
DEUS NAS TERRAS DO JORDÃO = principal rio da palestina, que nasce no monte Hermom;
NO MONTE HERMOM E NO OUTEIRO DE MIZAR (Mizar = pequenez)
DEUS QUE CONCEDE MISERICÓRDIA E ESTÁ PRESENTE NOS CANTICOS E RESPONDE ORAÇÕES – v.8
Perceba o contraste entre o dia e a noite dos versos 3 e 8.
MINHA ROCHA =
DEUS DE ESPERANÇA = v. 11
Este é um dos mais tristes e belos salmos do saltério. O salmo 42 e 43 formam um só. Vejam a semelhança: 42.9 e 43.2. Também 42. 5, 11 com 43.5. Estes são salmos de alguém que está longe da Casa de Deus.
Vejam logo abaixo algumas informações, que foram extraídas da internet, sobre a depressão:
Uma depressão pode ser identificada por sua duração (várias semanas) e em geral, ela está associada à ansiedade. Além disso, o sono é freqüentemente perturbado: o depressivo levanta-se muito cedo durante a noite (de meia-noite à 4horas da manhã) e o sono pode estar associada a sonhos angustiantes.
Um depressivo também tem distúrbios de humor e uma desaceleração das suas ações físicas ou psíquicas. Ele pode sentir-se inútil, ter vontade de nada (não tem mais interesse em seus próximos), ele pode sentir-se incapaz e nos piores casos, ter vontade de se suicidar.
Frequentemente o depressivo é encaminhado a um médico por familiares ou pessoas próximas, pois ele mesmo perdeu o senso de análise.
É importante saber que existem diferentes formas de depressão e que as patologias podem ser bastante variáveis: baby blues (tristeza materna) e depressão pós-parto (DPP), distúrbio bipolar (psicose maníaco-depressiva), depressão sazonal (SAD), TPM (tensão pré-menstrual), esgotamento vital.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde, em Genebra), ela está entre as três doenças que agravam cada vez mais a qualidade de vida das pessoas. Ressaltamos também que a depressão afeta duas vezes mais as mulheres do que os homens.
Números sobre depressão
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão afeta cerca de 340 milhões de pessoas e causa 850 mil suicídios por ano em todo o mundo. No Brasil, são cerca de 13 milhões de depressivos.
Pesquisa desenvolvida no Brasil aponta que de 2% a 5% das crianças sofrem de transtornos depressivos.
Quem já teve um episódio de depressão no passado corre 50% de risco de repeti-lo. Caso tenha tido dois casos, a probabilidade de voltar a ter a doença pode chegar a 90%, sendo essa percentagem superior em caso de três episódios.
A síndrome do pânico atinge de 2% a 4% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Pessoas que sofrem de depressão têm risco três vezes maior de desenvolver a doença de Parkinson, segundo pesquisa desenvolvida na Holanda.
Cerca de 15% das mulheres relatam sintomas de depressão nos seis meses que se seguem ao nascimento de um filho.
Apesar de atingir uma grande parte da população - 17 milhões apenas no Brasil -, a depressão, muitas vezes, não é diagnosticada nem tratada de maneira adequada. (muitos evangélicos dizem ser demônio).
O número de crianças e adolescentes norte-americanas com transtorno bipolar aumentou 40 vezes, de 1994 a 2003.
Nos últimos quatro anos tivemos um crescimento de 44% na venda de medicamentos antidepressivos e estabilizadores do humor, é o crescimento de um grupo de pessoas cada vez mais influenciado pelo estresse e depressão.
Os dados são da IMS Health, instituto de pesquisa que faz auditoria do mercado de medicamentos para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O volume de vendas desses medicamentos cresceu de R$ 674,7 milhões em 2005 para R$ 976,9 milhões até outubro de 2009. O segmento está na frente da média mundial há pelo menos cinco anos.
“A alma abatida mostra dois males específicos, os quais por mais evidentemente diferentes que sejam, todavia assaltam ao mesmo tempo nossos corações: um é o desânimo; o outro, a inquietude. Quando ficamos totalmente abatidos, não nos desvencilhamos da sensação de inquietude, a qual nos leva à murmuração e a queixas. O remédio para ambas é adicionado: espera em Deus”. Calvino