TEMA: CRESCENDO BIBLICAMENTE EM MEIO ÀS TRIBULAÇÕES!
TEXTO: TESSALONICENSES 2.13-16
13 Por isso nós também, sem cessar, damos graças a Deus, porquanto vós, havendo recebido a palavra de Deus que de nós ouvistes, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo ela é na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós que credes. 14 Pois vós, irmãos, vos haveis feito imitadores das igrejas de Deus em Cristo Jesus que estão na Judéia; porque também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que elas padeceram dos judeus; 15 os quais mataram ao Senhor Jesus, bem como aos profetas, e a nós nos perseguiram, e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens, 16 e nos impedem de falar aos gentios para que sejam salvos; de modo que enchem sempre a medida de seus pecados; mas a ira caiu sobre eles afinal.
INTRODUÇÃO:Cidade: 315 a.C. por Cassandro, oficial de Alexandre Magno. Matou a mãe dele, Olímpia. Casou com a irmã de Alexandre, por parte de pai. O nome dela era: Tessalônica, por isso esse nome. A igreja foi fundada por Paulo em sua segunda viagem missionária. Ao Paulo sair de Filipos foi para lá. Fazia tendas e pregava o evangelho. Demorou pelo menos 15 dias*. O trabalho foi frutífero (2.1 e At 17.4, sendo alguns judeus e muitos gentios). Timóteo havia sido enviado por Paulo a fim de animar e fortalecer a igreja. Que, em seu regresso, fez um relato que aparentemente inspirou o apóstolo a escrever a carta, 3:6. Aqui, Paulo diz algo sobre as tribulações.
Para A IGREJA CRESCER em meio às tribulações é preciso:
I – SER UMA IGREJA BÍBLICA – v.13
1 – Ser uma igreja bíblica gera gratidão nos outros – “outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus...”
· Paulo estava preocupado, mas com as notícias boas ele se alegra e dá graças a Deus. Algo que pode alegrar os corações de líderes da igreja é saber que ela é bíblica (3.5-9).
2 – Ser uma igreja bíblica é RECEBER a palavra dos que a pregam – “tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, ...”
· Esta é a explanação externa do evangelho, feita por homens. Não existe nada mais triste para um evangelista e pregador do que não ser ouvido. Do que entregar uma palavra, conselho, ensino, e não o receberem.
3 – Ser uma igreja bíblica é ACOLHER a palavra como sendo de Deus – “que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus...”
· Explanação interna – chamado eficaz – causada pelo Espírito Santo. Até que a palavra humana pode ser rejeitada, mas a de Deus nenhum til o pode.
4 – Ser uma igreja bíblico é ter em si a palavra operando e rendendo frutos eficazmente –,”com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes”.
O efeito era notório. Viam-se os frutos. A palavra “operando” = “energeao”(energia) em ação eficaz. Os princípios bíblicos sempre vivos em qualquer situação.
Você tem causado alegria nos outros, principalmente nos seus líderes?
Você tem recebido a palavra que vem por meio dos pregadores?
Você tem acolhido a palavra que é de Deus e não de homens?
Você tem rendido frutos da palavra que opera em você?
Para A IGREJA CRESCER em meio às tribulações é preciso:
II – TORNAR-SE UMA IGREJA IMITADORA – v.14
“Imitar” = fazer exatamente o que faz a pessoa, reproduzir à semelhança.
Muitas vezes o “imitar” pode ser entendido de forma pejorativa como: “piratear”. Mas neste texto tem o significado de tornarmo-nos semelhantes, iguais a...
A. A quem A IGREJA deve imitar? 1.6
1 – as Igrejas de Deus – “das igrejas de Deus existentes na Judéia...”
§ Incluindo os apóstolos. Ex.: irmãos do passado...
2 – a Cristo Jesus – “em Cristo Jesus”
§ Jesus não vai reclamar “direitos autorais”, pode copiá-lo, imitá-lo... você deve perguntar-se diante das decisões: o que Jesus faria?..
· Como isso acontece?
Padecendo as mesmas coisas:
Eles: a perseguição dos judeus e dos gentios;
Nós: também somos perseguidos pelos nossos inimigos o mundo, a carne e o diabo. Temos uma luta constante contra o diabo; desde o início foi dito: Gn 3.15
B. A quem A IGREJA não deve imitar?
1 – Parentes e concidadãos descrentes – “da parte dos vossos patrícios...”
§ Muitas mulheres que haviam se convertido sofriam perseguições de seus próprios maridos e familiares e pessoas da própria cidade;
§ Jovens têm sofrido todo tipo de perseguição...
2 - Falsos religiosos – “sofreram dos judeus”
§ Paulo sabia desse sofrimento que era de muito tempo.
§ Quem são os nossos perseguidores de hoje? Quais os religiosos falsos?
· Como isso acontece? v.15
a. Perseguem até à morte os que são de Deus – “os quais não somente mataram o Senhor Jesus e os profetas, como também nos perseguiram”
§ Muitos tentam matar o Senhor com suas atitudes;
b. Desagradam a Deus – “não agradam a Deus”
§ Glorificar e agradar a Deus são o propósito da existência humana (4.1)
c. São inimigos de todos – “e são adversários de todos os homens”
§ Terrível ódio contra todo mundo
d. Impede o crescimento numérico da igreja – v.16 a
“e nos impedem de falar aos gentios para que sejam salvos;”
e. Enchem-se da ira de Deus – “a fim de irem enchendo sempre a medida de seus pecados. A ira, porém, sobreveio contra eles, definitivamente.”
Ola Pastor Duarte!
ResponderExcluirEstou passeando na net para conhecer blogs cristãos, saber o que o povo está buscando e falando... E para divulgar meu blog, o Genizah.
Muito legal o trabalho que vocês fazem aqui! Parabéns.
Vou seguir vocês e espero pela oportunidade daquela troca de irmão em Cristo aqui ou no meu blog, se você me der a honra e prazer da visita.
Genizah é um blog de apologética cristã com uma boa dose de humor. Nosso time é formado por escritores, pastores, humoristas e chargistas cristãos.
Espero que goste. Paz e Bem!
Danilo
http://www.genizahvirtual.com/