segunda-feira, 21 de junho de 2010

JEJUAR, PARA QUE? Você pratica o jejum?

O JEJUM
TEXTO: MATEUS 6:16 – 18

Existe consideráveis extremos neste assunto. Alguns usam do jejum de forma exagerada a ponto de se prejudicarem, enquanto outros, não praticam de modo algum. Saibamos que o jejum é um dos meios da graça.
Aqui em Mt. 6:16 – 18 vemos o jejum com expressão de humilhação. Jesus condenava a atitude hipócrita dos fariseus, que tentavam demonstrar uma vida de tristeza pelos pecados, mas não passava de teatro. Este texto não está incentivando mentir para que descubram que está jejuando, mas antes, incentiva a sinceridade na adoração, ou seja, no jejum.
• O jejum não é mera falta de alimento (dieta). É observado, a fim de que a mente e o coração possa concentrar – se, não em questões materiais, mas inteiramente em Deus, nas tarefas por Ele designadas.

Em Mateus 9.14-17, nos aparece mais ensino sobre o jejum:
• A presença de Jesus era motivo de festa e não de luto;Jesus não recomendou o jejum com expressão de lamentação aos seus discípulos, pois Ele estava presente.
• O que Jesus quis demonstrar é que a salvação que ele trouxe não estava em sintonia com jejuns dos quais a nota de alegria se achava completamente excluída, e que isso era especialmente verdadeiro no tocante a seus discípulos, os homens que se mantinham no mais íntimo relacionamento com ele. O vinho novo do resgate e das riquezas para quantos estavam dispostos a aceitar essas bênçãos, mesmo para publicanos e pecadores, deve ser derramado nos novos odres da gratidão, da liberdade e do serviço espontâneo para a glória de Deus.


A observância devida do Jejum – Isaias 58.

1 – Pode acontecer de se observarem jejuns regularmente sem haver respostas de Deus – v. 3.

Apesar de sua religiosidade, eles não se preocupavam com o próximo. (1:15 – 17; Am.5: 23 – 24). Deviam declarar um feriado religioso para orarem e jejuar. Mas eles queriam descansar enquanto outros trabalhavam.

2 – O jejum não pode ser acompanhado de contendas e rixas – v. 4.
Estas atitudes demonstram seu orgulho e ódio. Com certeza estas orações não serão ouvidas por Deus, os jejuns de nada valerão.

3 – Deus não requer meros sacrifícios e sim misericórdia – v. 5 – 7.
Deus olha para expressões de humildade e contrição interiores diante Dele, não para as devoções aos rituais (Mt. 6:16).

4 – Se tão somente fizermos como Deus manda, nós seremos ouvidos. – vv. 8 – 14.
Para que o Senhor nos dê da sua força, do ardor, do poder, da alegria, da unidade, da disposição, do ânimo e do bom desempenho, devemos buscar o verdadeiro avivamento espiritual. O jejum é um dos meios pelos quais recebemos da Sua graça e misericórdia. Busquemos então.

Algumas considerações:
• Sempre anda junto com a oração;
• É a abstinência voluntária de alimentos como um exercício religioso;
• Pode ser individual ou coletivo.

Devemos aprender que:

I – O Jejum pode ser uma expressão de humilhação:
• Tristeza pelo pecado e confissão de pecados.
 Lev. 16:29-34 – o dia da expiação, uma vez por ano.
 I Rs 21:27; Dn.9:3,4 e Jn 3:5.

II - O jejum pode ser uma expressão da lamentação:

a) Pelo mal já experimentado:
• Derrota numa batalha (Jz. 20:26);
• Luto ( I Sm.31:12);
• A chegada de notícias dolorosas (Ne. 1:4)
• Uma praga(Jl 1:14; 2:12 – 15).

b) Pelo mal ainda ameaçado de vir.
• 2 Cr. 20:3,5 ; Et. 4:3 ; 9:31.
A base para o jejum aqui é que a tristeza e a angústia causava a perda de apetite (I Sm.1:7).

III – O jejum pode ser para promover a concentração sobre um ato ou evento religioso importante.
a) Envio de missionários – At. 13:2,3;
b) Designação de Presbíteros – At. 14:23 e Ex. 34:2,28.

A Lei sugere só um dia de jejum, mas com o passar do tempo foi – se aumentando:
• Do nascer ao pôr – do – sol – Jz. 20:26; I Sm. 14:24;
• Durante 7(sete) dias – Sm. 31:13;
• Por três semanas – Dn. 10:3;
• Por 40(quarenta) dias – Dt. 9:9,18;
• Nos meses quinto e sétimo – Zc. 7: 3 – 5;
• E ainda nos meses 4º, 5º, 7º e 10º - Zc. 8:19;
• E “duas vezes por semana” (Lc. 18:12). O que se tornou o orgulho dos fariseus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário