domingo, 13 de setembro de 2009

A VIVIFICAÇÃO DE UM HOMEM

SUB-TEMA: A VIVIFICAÇÃO DE UM HOMEM
TEXTO: 2 REIS 21 e 2 CRÔNICAS 33.1-20

Vamos estudar a vida de um homem que recebeu na sua infância muito da influência positiva de seu pai, ele cresceu vendo as reformas de Ezequias. Mesmo assim, tornou-se o rei mais ímpio de todos os tempos. Se avaliarmos a biografia de Hitler, Mao Tse Tung, e outros, nenhum destes sequer chega aos pés deste que vamos estudar hoje. Este é Manassés. Este tinha apenas doze anos quando começou a reinar, mesmo que tenha iniciado numa co-regência com seu pai. Ele reinou 55 anos, o mais longo período do reino de Judá e de Israel.
Vejamos como Manassés era:
I. UM HOMEM SEM VIDA
Porque Manassés era um homem sem vida? Ele era um homem sem vida espiritual devido seu pecado. Este pecado era manifesto pelos seus feitos maléficos:
Ø Fez aliança pagã: Manassés não se contentou com a economia espremida de seu pai, então resolveu se aliançar com estrangeiros idólatras. Invés de fazer aliança com Deus, fez com os inimigos de Deus;
Ø “Fez o que era mau perante o SENHOR” = Esta é uma frase introdutória que resume o princípio de que os feitos de Manassés ofendiam gravemente a santidade e o caráter de Deus, embora primeiramente atingisse a si mesmo e ao próximo. Mas, que atos tão terríveis são estes? A lista é enorme:
Ø Atos de mundanismo: Amou o mundo, amou o presente século: (v.2), ele imitou os cananeus, que inclusive foram expulsos pelo Senhor, de diante do povo. Manassés não viveu segundo a palavra de Deus, mas segundo as abominações dos gentios;
Ø Atos de Idolatria: ele aderiu ao culto pagão; tornou a edificar altos que seu pai havia derrubado. Instituiu a adoração a Baal (deus da fertilidade, que prometia abundância nos plantios e na geração de filhos), e também à Postes ídolos, que eram imagens da deusa Cananéia Aserá, uma esposa de Baal. Prestou venerado culto aos deuses dos assírios (exército dos céus). O texto diz que ele se “prostrou” e que os “serviu”. Este culto envolvia profunda adoração e serviço intenso. Manassés se assemelhou muito com Acabe, que foi liderado pela mulher ímpia.
Ø Atos de Sacrilégio: ele usou de forma profana o templo do Senhor. Fez proselitismo com o povo levando-o a Casa de Deus, mas para adorar outros deuses. Ele não só fez outros lugares de adoração como também juntou na Casa do Senhor adoração estranha. Estes atos envolviam os dois átrios, ou seja, o átrio dos sacerdotes e o dos leigos;
Ø Atos de Rebeldia: Manassés não desobedeceu inconscientemente. Ele sabia o que estava fazendo, pois o texto deixa claro: “O Senhor tinha dito” a Moisés e aos profetas como queria a adoração; ELE DESOBEDECEU A PALAVRA ESCRITA (Moisés), e a palavra verbal (Profetas);
Ø Atos Atrozes de Imolação: Ele queimou seus filhos. Sacrificou ao deus “Moloque” (observar semelhança com “moleque”). Ele sabia pela lei de Deus que isso era pecado horrendo. Mas ele não entendia que os filhos são herança do Senhor, que feliz é aquele que enche deles a sua aljava! Você como homem e pai, teria coragem de sacrificar seus filhos? Muitos pais hoje sacrificam seus filhos! Como? Deixando que seus filhos tenham suas mentes e personalidades formadas pela vã filosofia humanista, materialista e hedonista, onde o clímax é a satisfação pessoal e ou profissional. Permitindo que sejam educados pela mídia atual e não pelo ensino doméstico das Sagradas Letras;
Ø Atos de Espiritismo: v.6b – não precisamos dizer que práticas espíritas contrariam a lei de Deus. Mas, você consulta horóscopo? Certamente não. Mas, o que dizer da Bíblia ser usado como horóscopo? Conheci um homem que usava versículos da Bíblia isoladamente para tomar decisões e um dia...
Ø Atos de Invenções Humanas: Manassés não achou pouco o que já tinha feito, ele não achou poucos os deuses e ele mesmo inventa e faz imagem de escultura, para adorar. Contrariou assim um mandamento expresso do decálogo e a aliança que Deus fizera com Davi e seu filho Salomão. O culto mesclado de misticismo, esoterismo, secularismo, mundanismo, e entretenimento é obra de invenções humanas;
Ø Atos de Maus Exemplos: Manassés levou outros ao erro (v.9). O povo que era o povo de Deus se tornou pior do que as nações pagãs, os amorreus. E isso alcançou as gerações futuras (Jr 15.4). Manassés trouxe o Cordel de Samaria e o prumo de Acabe, isto é, o que serviria de construção estava servindo de destruição. Isso levou Deus fazer com o povo o que se faz para limpar um prato e emborcá-lo, ou seja, deixá-lo sem utilidade nenhuma. Assim como uma enxurrada leva tudo que encontra pela frente, aquele homem levou com seu mal exemplo uma nação ao erro. Quando fazemos algo que é correto, poucos nos seguem, mas, se quisermos arrebanhar multidões bastam-nos propagar um erro;
Ø Atos Sangrentos: derramou muitíssimo sangue inocente, até encher Jerusalém de um ao outro extremo. Entre estes, o do profeta Isaias. Manassés mandou serrá-lo ao meio. Flávio Josefo, historiador do primeiro século diz que todos os dias se sacrificavam pessoas em Jerusalém a mando de Manassés;
Este era Manassés, um ímpio inigualável, o pior rei que existiu. Aqui superabundou o pecado!
Alguns sugerem que Jeremias escrevera os livros dos Reis. Ele termina a história de Manassés de uma forma triste e dramática. Ele era um miserável pecador. Ele estava morto. Morto espiritualmente.
Vamos agora para o 2º livro das Crônicas 33.1-20. Sugeriram Esdras como autor destes. A história de Manassés não termina nos seus pecados, mas mostra-o como:
II. UM HOMEM VIVIFICADO
O que pode vivificar um homem morto? (Ef 2). Vejamos alguns meios que Deus usa para nos trazer vida:
A Palavra de Deus – v. 10; Manassés teve o ensino exemplar de seu pai, teve a palavra escrita (lei de Moisés) e tinha os profetas enviados por Deus falando-lhes constantemente. A fé vem pelo ouvir, ouvir a pregação da palavra de Cristo. Afinal, como ouvirão se não há quem pregue? A palavra é essencial para gerar a vida: “vivifica-me segunda a tua palavra” (Sl 119.25b). o Espírito Santo aplica a Palavra em nossas mentes, corações e nos motiva a decidir por Deus.
A Disciplina de Deus – a graça de Deus oferecida na sua palavra pode ser resistida??? Pode. Mas, só até onde Deus quer. A disciplina de Deus aos seus escolhidos não significa o fim da graça, pelo contrário, é a prova de que Deus insiste com o pecador eleito até o fim, até que ele não resista mais.
a. O Motivo da Disciplina: “pelo que”: devido não ter dado ouvidos. Por causa da dureza do coração;
b. O Aplicador da Disciplina: quem está controlando todas as coisas? Quem governa sobre tudo e todos? Quem aplica a disciplina? O texto responde: “O Senhor”;
c. O Instrumento da disciplina: “os principais do exército do rei da Assíria”. Eles não eram os soberanos, eles apenas eram o instrumento nas mãos do Soberano. Deus usa ferramentas para nos corrigir: a igreja é o primeiro. O processo bíblico é este: exortação e ou admoestação geral, pessoal e pública;
d. Os Atos da Disciplina: prenderam com ganchos (anzol no nariz), amarraram-no com correntes; arrastaram-no pelas ruas como se trata um animal. O levaram à Babilônia = babel = confusão, idolatria;
Thomas Watson diz sobre Manassés: “uma coroa de ouro se transformou em grilhões. Mas isso cooperou para seu bem. Ele era mais devedor a sua cadeia de ferro do que à sua coroa de ouro. Uma o fez orgulhoso, a outra o fez humilde”.
A Dádiva de Deus – Manassés não tinha mais o Templo, mas se lembrou do propósito do templo: 2 Crônicas 7.14. o nosso texto básico diz que ele mudou seus atos:
a. Ele Ficou Angustiado:
b. Ele suplicou ao Senhor seu Deus:
c. Ele muito se humilhou:
Agora Deus pode tirar a disciplina e vivificar Manassés:
a. Remissão Vivificante: “e Deus se tornou favorável para com ele”. O que você entende por graça? É favor imerecido. Graça pode ser (história de um mendigo pedindo comida). Aqui superabundou a graça!!!
b. Retorno Vivificante: “o fez voltar”
c. Reconhecimento Vivificante: Deus o fez voltar não só ao lugar de origem, mas o fez reconhecer que o Senhor era o seu Deus! Primeiro ele reconhece quem ele é, depois reconhece quem Deus é;
d. Reforma vivificante: Deus usou aquele homem para derrubar os altares dos deuses,...
e. Restauração vivificante: O Senhor fez Manassés restaurou o Altar do Senhor. O culto estava agradável a Deus!
CONCLUSÃO: Como você quer terminar sua história? No livro dos Reis, onde Manassés terminou como um homem sem vida, ou no livro das Crônicas como um homem vivificado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário