domingo, 13 de setembro de 2009

VIVIFICA-ME SEGUNDO A TUA PALAVRA


TEMA: VIVIFICA-ME SEGUNDO A TUA PALAVRA
TEXTO: 2 REIS 19.1-8

Os corvos já não traziam mais alimento aos profetas...
Já não mais descia fogo do céu...
Os mantos dos profetas já não mais separavam as águas do Jordão...
Os homens fiéis já não subiam vivos aos céus...
Os pratos de sal já não mais saravam as águas más...
Os vales secos não eram mais encharcados de água para saciar os exércitos...
O azeite das viúvas não era multiplicado...
Nem seus filhos eram ressuscitados...
As panelas continuavam com veneno...
As multidões continuavam com fome, pois os pães não eram multiplicados...
Os leprosos lotavam as cavernas, pois não eram mais curados...
Os machados continuavam debaixo d’água...
Os planos do rei da Assíria já não eram mais desvendados miraculosamente...
Os exércitos inimigos já não eram cegados, eles enxergavam muito bem...
As cidades estavam morrendo de fome
NÃO ERA MAIS ÉPOCA DAS “VACAS GORDAS”. NÃO ERA MAIS ÉPOCA DE PRODÍGIOS E MILAGRES, O PROFETA QUE EXISTIA NÃO SERIA MAIS AQUELE QUE NÃO EXPERIMENTARIA A MORTE E SERIA ARREBATADO, MAS AQUELE QUE SERIA SERRADO PELO MEIO.
Aquela era uma época de grande agitação política, devido ao imperialismo assírio;
O rei da Assíria devastou os territórios de Judá e sitiou a própria Jerusalém;
Entre os reis e o povo houve muita hipocrisia (Is 1.10-15), ganância (5.8), auto-satisfação (5.11), cinismo (5.19). Com esses pecados todos caíram na ruína moral;
Era uma época de tragédias causadas pelas guerras (Is 63.1-6); de injustiças praticadas pela alta sociedade (Is 3.1-17) e de fracassos da agricultura, o principal meio de sobrevivência do povo (5.1-7);
Inserido neste contexto está um rei chamado Ezequias (2 Reis 18-20)
MESMO ASSIM, FICA EVIDENTE, PELA VIDA DE EZEQUIAS, QUE É POSSÍVEL SER VIVIFICADO EM MEIO A TANTAS ADVERSIDADES.

I. DEUS USA PESSOAS PARA VIVIFICAR SEU POVO
1 Quando o rei Ezequias ouviu isto rasgou as suas vestes, cobriu-se de saco, e entrou na casa do Senhor.
A igreja, neste momento, precisa de homens, o tipo certo de homens, homens ousados. Afirma-se que necessitamos de avivamento e de um novo movimento do Espírito; Deus sabe que precisamos de ambas as coisas. Entretanto, Ele não haverá de avivar ratinhos. Não encherá coelhos com seu Espírito Santo.A igreja suspira por homens que se consideram sacrificáveis na batalha da alma, homens que não podem ser amedrontados pelas ameaças de morte, porque já morreram para as seduções deste mundo. Tais homens estarão livres das compulsões que controlam os homens mais fracos. Não serão forçados a fazer as coisas pelo constrangimento das circunstâncias; sua única compulsão virá do íntimo e do alto. (A. W. Pink)
Deus usa:
Líderes Políticos: EZEQUIAS significa = (Javé dá força). 13º “rei” de Judá. Reinou 29 anos e foi um dos reis mais louvados de toda a história de Judá. Ele começou uma reforma e avivamento espiritual. Esta reforma e avivamento seriam mais estendidos pelo rei Josias. Ezequias é lembrado por ter removido os lugares altos (casas de adoração construídas no alto, telhado) de idolatria.
A atitude de rasgar as vestes e cobrir-se de pano de saco e cinzas representa a aflição, lamentação, humildade, dependência de Deus e arrependimento.
Ele entrou onde? (na Casa do Senhor). Enquanto os seus pais buscavam a solução nos falsos deuses, nos templos e sacrifícios condenados, Ezequias entra na Casa do Senhor, no mesmo lugar que Salomão consagrara e disse que o povo seria ouvido ali.
Administradores: Eliaquim, o mordomo: era o administrador do palácio e superintendente das propriedades do rei;
Trabalhadores Civis: Sebna, o escrivão: esta era uma das classes de servos civis de maior posição. Ele servia de secretário e as vezes de tesoureiro (2 Rs 12.10). Existia uma situação interessante entre esses dois, vejamos Isaias 22.15-25;
Líderes Religiosos: Os anciãos dos sacerdotes: estes eram os cabeças das várias famílias sacerdotais de Jerusalém.

Profetas: Isaias: (Salvação de Javé) Ele era profeta de Judá nos reinados de Uzias, Jotão, Acaz e agora de Ezequias. Seu ministério se estendeu por 47 anos. Esse ministério consistiu não numa mensagem que iria salvar aquele povo, mas que o endureceria o coração (Is 6.9-10).
Deus estava usando estes homens, vivificando-os primeiro para depois ajudarem outros a serem vivificados. A história da igreja nos conta de homens que foram tremendamente usados por Deus para trazer uma reforma e avivamento espiritual à igreja: George Whitefield que arrebanhava multidões fora dos templos, algo anormal naquela época; e John Wesley (e seu irmão Charles), Jonathan Edwards, que pregou um dos sermões mais famosos da história, o qual levou as pessoas a uma convicção tremenda de seus pecados...
Henrique Varley: "O mundo ainda não viu o que Deus fará com, para, e pelo homem inteiramente a Ele entregue”. Moody disse consigo mesmo: “Ele não disse por um grande homem, nem por um sábio, nem por um rico, nem por um eloqüente, nem por um inteligente, mas simplesmente por um homem. Eu sou um homem, e cabe ao homem mesmo resolver se deseja ou não se consagrar assim. Estou resolvido a fazer todo o possível para ser esse homem”.
II. DEUS VIVIFICA PESSOAS QUE RECONHECEM SUA MISÉRIA
3 Eles lhe disseram: Assim diz Ezequias: Este dia é dia de angústia, de vituperação e de blasfêmia; porque os filhos chegaram ao parto, e não há força para os dar à luz.
Ouça as palavras de um homem convicto da sua miséria espiritual:
Este é dia de... ( TEMPO DE ADVERSIDADE, QUANDO A LEALDADE DO POVO ESTAVA SENDO TESTADA)
a. Angústia: aflição, agonia, consternação, ansiedade;
b. Vituperação: disciplina. Ele sentia que o nome de Deus havia sido injuriado, insultado, exposto à vergonha. Que haviam cometido um crime contra Deus e por isso seriam dignos de disciplina os que tais coisas praticaram contra o Deus vivo.
c. Blasfêmia: opróbrio; maldição, desonra, mancha;
O que quer dizer: “os filhos chegaram ao parto, e não há força para os dar à luz”? Representa a futilidade dos métodos humanos em meio às crises (Is 26.17-18)
Observe as palavras de Ezequias:
4 Bem pode ser que o Senhor teu Deus tenha ouvido todas as palavras de Rabsaque, a quem o seu senhor, o rei da Assíria, enviou para afrontar o Deus vivo, e repreenda as palavras que o Senhor teu Deus ouviu. Faze, pois, oração pelo resto que ainda fica.

a. Dúvida: ('ulay) este é um advérbio de dúvida: porventura, “pode ser”, por acaso, e a melhor tradução: “talvez”. Ezequias não tinha duvidas se Deus tinha escutado a conversa, pois ele sabia da onipresença de Deus. Mas, ele tinha duvida se Deus tinha dado ouvidos àquilo que os servos da Assíria disseram e responderia como eles mereciam.

b. Distância: “teu Deus”. Não era “meu Deus”, nem ao menos “nosso Deus”. Isto implica certa distância que ele sentia de Deus;

c. Esperança do remanescente: “oração pelo resto que ainda fica”. Este remanescente inclui todos os habitantes deixados em Judá, originários tanto de Judá quanto de Israel, depois dos ataques dos assírios e suas deportações. Este remanescente não seria salvo e vivificado por mérito deles mesmos (1 Reis 8.53; Dt 7.6; 26.18-19); é interessante notar que mesmo não sendo um profeta de poder como Elias, Ezequias percebe o remanescente, enquanto que Elias não.

d. Reivindicação ao Deus Vivo: o único que pode vivificar é aquele que é vivo!
Ezequias reconhece os atributos divinos, mas não se acha digno como era o profeta Isaias. Sempre antes de um avivamento, antes de Deus vivificar seu povo há uma grande tristeza e arrependimento pelo pecado. Há um reconhecimento do que nós somos e do que Deus é.
Passamos a conhecer a nossa indignidade diante da santidade de Deus.

5 Foram, pois, os servos do rei Ezequias ter com Isaías.

III. DEUS USA PESSOAS PARA DAR A MENSAGEM VIVIFICANTE AO POVO
a. A Fidelidade Na Mensagem: “dizei isto” = não se pode dizer outra coisa, nem a menos, nem a mais...
b. A Autoria da Mensagem: A resposta não foi de Isaias, mas do Senhor Deus Vivo: “assim diz o Senhor”; a mensagem era para um homem, mas não era de homem. Não veio do profeta, mas, veio pelo profeta, veio de Deus.
c. O Teor da Mensagem: Não temas: fobia. Salmo 112.7 [o homem que teme ao Senhor] Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no Senhor.
d. O Atributo na Mensagem: Ação soberana de Deus: v.7 – (2 Reis 19.32-34) por causa do amor ao seu próprio nome e da aliança.
e. O Cumprimento da Mensagem: Cumprimento da sua palavra: 2 Reis 19.35-37
CONCLUSÃO COM APLICAÇÕES PRÁTICAS:

1º) AME A SUA BÍBLIA;
2º) DOBRE OS SEUS JOELHOS;
3º) SEJA HOMEM; “portai-vos varonilmente” (Paulo aos coríntios)
4º) LIDERE FIRMEMENTE SUA CASA;
“Nenhum homem pode aproximar-se do dever de liderar sua família, em um culto espiritual, sem uma solene reflexão do papel que ocupa em relação aos seus deveres. O homem é o chefe do lar, por divina e inalterável instituição. Estes são deveres e prerrogativas que ele não pode transferir”. James W. Alexander

5º) INFLUENCIE AS PRÓXIMAS GERAÇÕES; salmo 78
Neil Postman captou com beleza esta perspectiva, quando disse: "Os filhos são mensagens vivas que enviamos a um tempo que não veremos ".
6º) FAÇA ALGO MAIS PELA IGREJA DO DEUS VIVO;
7º) REVISE DIARIAMENTE SUA ALIANÇA COM DEUS.
Vamos deixar A W. Pink concluir:
Sim, se o cristianismo evangélico tem de permanecer vivo precisa novamente de homens, o tipo certo de homens. Deverá repudiar os fracotes que não ousam falar o que precisa ser externado; precisa buscar, em oração e muita humildade, o surgimento de homens feitos da mesma qualidade dos profetas e dos antigos mártires. Deus ouvirá os clamores de seu povo, assim como Ele ouviu os clamores de Israel no Egito. Haverá de enviar libertação, ao enviar libertadores. É assim que Ele age entre os homens. E, quando vierem os libertadores... serão homens de Deus, homens de coragem. Terão Deus ao seu lado, porque serão cuidadosos em permanecer ao lado dEle; serão cooperadores com Cristo e instrumentos nas mãos do Espírito Santo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário