sábado, 26 de setembro de 2009

TEMA: PORQUE EU DEVO CONGREGAR?

TEXTO: SALMO 84

INT.: Quantos são os membros desta igreja? São quantos os matriculados na EBD? De uma coisa podemos estar certos: o número é bem maior do que daqueles que assiduamente freqüentam. O que leva um crente professo a não aparecer nos cultos? Quais seriam os motivos usados como desculpa pelo crente para não congregar? De início poderiam ser dadas várias respostas. Uns poderiam dizer:”eu trabalho muito, preciso de sustento”; outros diriam: “é a minha família, meu cônjuge, meus filhos...”; ou talvez digam: estou passando por muitos problemas e não recebi nenhuma visita de ninguém da igreja”. Quem sabe você esteja incluído entre os que faltam aos cultos por causa de tempo curto, doença, negligência, preguiça, ocupações, desgosto quanto à liderança, frieza espiritual, sentimento de culpa, distância geográfica, chuva, cansaço, perigo nas ruas e descontentamento com alguns irmãos. Mas, nenhum destes motivos é verdadeiramente a causa real por alguém não estar no culto. Na verdade quando um crente não congrega isto envolve um problema da sua relação com Deus. Portanto,...

Porque eu devo congregar?

I. DEVO CONGREGAR PORQUE AMO A PRESENÇA DE DEUS – VV.1-2

“Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos”

Dá para entender que um incrédulo não queira romper nenhum obstáculo para estar na presença de Deus, mas não dá para entender um crente assim... pois como verdadeiro crente:

1. Devo suspirar pela presença de Deus - “A minha alma suspira”

“suspirar” = “casaph” = desejar veementemente.

2. Devo desfalecer pela presença de Deus - “e desfalece pelos átrios do Senhor”. “desfalecer” é = “ definhamento que experimentamos quando sob a influência de extrema emoção mental, quando nos sentimos transportados para fora de nós mesmos” (Calvino). Desfalece pelo menos pelos átrios = parte de fora do Tabernáculo, pois no Santo Lugar somente o sacerdote o podia.

3. Devo exultar pela presença de Deus – “o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo!”. Corpo e Alma Isto é desfrutar da comunhão com o Deus vivo.

4. Devo buscar a presença de Deus – v.3

Para buscarmos a Deus temos que o reconhecê-lo como:

a. Senhor dos Exércitos – aquele que vence todas as batalhas por você.

b. Rei meu – aquele que está reinando em tudo e sobre todos.

c. Deus meu – aquele que salva de todo pecado e condenação.

O crente verdadeiro deve amar por inteiro (alma, coração e corpo) ao Deus vivo! Ou seja, devemos amar a Deus com todo o nosso coração (sentimentos), corpo ou carne (“na expressão da boca, no langor dos olhos e na ação das mãos”. Calvino), e alma= vontade, de onde vem o poder de decisão.

Pela amada igreja: Pastor João Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário