segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Haiti, quem moveu suas placas tectônicas?



O terremoto no Haiti, trouxe, juntamente com várias outras questões, a seguinte indagação:
Quem ou o que causou aquele terremoto?
Os geólogos explicam cientificamente e afirmam que os terremotos ocorrem devido as placas tectônicas quando elas se chocam, acontece um tremor de terra.
Os amantes da "mãe natureza" dizem que somente ela é a responsável por catástrofes assim, pois ela está apenas se vingando;
Os extremistas religiosos, por um lado, afirmam ser "julgamento de Deus aos ímpios", enquanto outros dizem que Deus não liga para estas coisas, pois deixou sua criação ao leo. Outros dizem que foi o Diabo quem agiu deliberadamente contra aquelas vidas.
Muitas outras conjecturas são lançadas como verdadeiras e absolutas. Mas, quem mexeu aquelas placas causando aquele terrível terremoto destruindo aquela miserável nação? Quem???

O Salmo 95 diz nos versos 4 e 5: "Nas suas mãos estão as profundezas da terra, e as alturas dos montes lhe pertencem. Dele é o mar, pois ele o fez; obra de suas mãos, os continentes". Tudo é de Deus e tudo é criado por Ele e tudo pode ser desfeito por Ele.
O Salmo 104 no verso 32 nos informa que "Com só olhar para a terra, ele a faz tremer; toca as montanhas , e elas fumegam". Isso parece ser aterrador! Parece que aquele "Deus bonzinho" e ausente da realidade não é o Deus da Bíblia. Deus é bom, é verdade. Não existe ninguém bom senão Deus. Mas, Deus também é soberanamente Justo.
Deus está no controle de todas as coisas. Ele esteve agindo em cada tremor, salvando vidas e tirando vidas, pois Ele é o autor da vida e pode tirá-la quando quiser e as vezes com propósitos inalcansáveis pela compreensão humana, mas Ele esteve lá, nunca esteve ausente.
Ezequiel disse que:
"Saberão todas as árvores do campo que eu, o SENHOR, abati a árvore alta, elevei a baixa, sequei a árvore verde e fiz reverdecer a seca; eu, o SENHOR, o disse e o fiz".

Sabemos que Deus faz e desfaz. Mas, a catástrofe aconteceu e serve para refletirmos nos nossos próprios pecados e não nos pecados dos haitianos (Lc 13.1-9). devemos ter pena deles, mas também ter pena de nós mesmos se não nos arrependermos de nossas iniquidades, pois caso contrário estaremos condenados às mesmas tragédias, só que no âmbito espiritual. Se não nos arrependermos seremos acometidos de terremotos em nossas almas e nos tornaremos em escombros e destroços.
Que Deus ajude os haitianos e a nós também!
Que ajudemos de alguma forma também aquele povo tão sofrido! Amém!!!

2 comentários:

  1. Não posso me furtar de comentar esse artigo.Mais uma vez a intolerância é vista com naturalidade!
    Que Deus carrasco é esse que tanto pregam? Um Deus ciumento que mata porque não o adoram? Um Deus que mata porque pecam?
    Acreditava eu que esse mesmo Deus havia terminado o ciclo de "holocaustos" e "ofertas de sacrificio" quando o seu próprio filho foi entregue para espiar os pecados da humanidade.
    Acreditava que ele não iria mais intervir nas ações da natureza após o "Diluvio"...
    Se formos analisar de tal maneira,de que Deus foi o responsável pelo terremoto no Haiti apenas porque a maioria da população de lá é praticante de uma outra religião (Vudu ou Vudou) como podemos entender que aquela cristã Zilda Arns foi morta?E os tantos soldados brasileiros?Pessoas qua nada tinham a ver com a religião...Não é esse mesmo Deus quem disse que "Ainda que houver apenas um homem justo eu pouparei aquela nação..."???
    Vamos então responsabilizar unica e exclusivamente Deus por todas as ações da humanidade...Hittler,Mussoline,Sadam,Ditadores e outros tantos assassinos foram apenas um castigo para os pecadores e um aprendizado para os demais.
    Acreditava eu que o Deus de misericórdia que ama a humanidade a ponto de entregar seu filho por ela não fosse um pai que ensina o filho através da dor...

    ResponderExcluir
  2. Meu caro amigo, desculpa-me não responder logo seu comentário. Vejamos o que seria considerado "intolerância"!
    Primeiro consideraremos: Deus é carrasco? Depende de como você entende por "carrasco". Eu não o conheço como um carrasco e sim como o Criador Reto e Justo que faz tudo conforme o seu precioso querer.
    Segundo, Ele é ciumento? Acredito que não, mas é muito zeloso. Você pode me distinguir bem significado destas duas palavras?
    Terceiro, Deus mata por que pecam? Deixarei Ele mesmo responder quando alertou o homem caso o desobedecesse:"Certamente morrerás" (Gênesis 2.17). A alma que pecar essa morrerá.
    É importante ressaltar que todos pecaram e carecem da glória de Deus, portanto, todos estão condenados à morte (física e espiritual). Se você leu com atenção o artigo, viu que ressaltei não o pecado dos haitianos e sim os nossos. Se eles pecaram e morreram, nós também experimentaremos a morte por causa dos nossos pecados que ferem a santidade de Deus.
    Não devemos cometer o erro de atribuirmos a Deus a qualidade defeituosa de nossos sentimentos e ações, como ciúmes, matanças ou carracismo!
    É salutar observar que Cristo já livrou o pecador que o confessa das suas culpas do pecado, do poder do pecado, mas só livrará da presença e resultados do pecado na glória, nos céus;
    Outra observação: o que os fez acreditar que Deus prometera em algum lugar que não agiria mais através da natureza? O Deus que conheço, revelado na Bíblia, é soberano sobre tudo e todos. A natureza não age independentemente de Deus, senão ela seria Deus.
    Atente que, eu não disse a causa de Deus ter agido naquele terremoto, eu só exaltei o Agente. Nem sequer citei a prática religiosa daquele povo, pois sei que somente Deus o sabe por ter usado de tal calamidade atingindo "bons e maus".
    Citei o texto de Lucas 13.1-9 (leia por favor) para demonstrar que assim como aqueles haitianos somos também pecadores e dignos das mesmas mazelas.
    E, Hittler com todo seu time de "maldosos" são responsáveis pelo que fizeram, assim como eu e você, mas saiba: Deus não é surpreendido pelas nossas maldades. Ele é Senhor sobre qualquer homem, sobre qualquer acontecimento, nada foge do seu controle soberano (Daniel 4).
    E, por fim, se Deus, soberanamente, não usasse até mesmo a dor para ensinar seu filho, como explicaríamos o sofrimento e morte daquele que é o Seu mais querido e Perfeto Filho, Jesus?
    Querendo ou não, Deus é soberano!!! Aleluia!!!

    ResponderExcluir