quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Big Brother Brasil 10 cartado da minha vida!

Big Brother Brasil 10 cartado da minha vida!

Decidi não assistir o Big Brother, o reality show do momento de entretenimento da família brasileira. Decidi também não fazer um julgamento indevido dos que assistem. Porém, firmo pelo menos dez motivos do porque não parar na frente da TV na hora deste programa:
I. Porque este programa não me tornará conforme a imagem de Cristo (Romanos 8.29). Se tenho o desejo de me tornar santo, puro, separado do mundo, não posso, mesmo no momento do meu entretenimento, assistir coisas que não ensinam nem mostram tais virtudes;
II. Porque este programa não fará aumentar o meu amor por Cristo (1 João 2.15). Se tiver que intensificar o meu amor por Deus então não devo amar as coisas que são deste mundo. Caso ame o mundo e as coisas que há implícitas e explicitas no Big Brother o amor do Pai celeste não está em mim;
III. Porque este programa é feito para cativar os desejos da carne, desejos dos olhos e a soberba da vida (1 João 2.16). Na luta contra a luxúria, a sensualidade, a imoralidade e a libertinagem, não podemos dar alento à carnalidade usando nossos olhos para verem cenas de nudez e licenciosas. Nem mesmo para incentivar tanto os participantes como os telespectadores à soberba da vida que busca de forma desenfreada o status, a fama e o dinheiro;
IV. Porque este programa não é permitido para menores de 14 anos. Veja bem: quando digo que ainda não tenho quatorze anos não me refiro à minha idade de nascimento físico, mas sim, à idade e maturidade espiritual suficiente. Embora saiba que quando atingir tal maturidade não vou desejar ver nada disso. Ainda não atingi a maturidade e o crescimento idealizado por Deus, portanto, não assistirei coisa alguma que me retarde ou atrapalhe este propósito. Portanto, a insígnia: “proibido para menores de 14 anos” deveria ser: “proibido para menores de cento e quarenta anos”;
V. Porque este programa toma o tempo que deveria ser de algum proveito (Efésios 5.16). Neste tempo perdido assistindo este programa eu posso está lendo a Bíblia, um bom livro, orando, ou até mesmo dormindo, que seria bem menos prejudicial;
VI. Porque este programa não substitui a comunhão ou comunicação da minha família (Colossenses 3.18-25). Assistindo aquele programa minha família não poderá conversar comigo sobre assuntos relevantes e não seremos motivados por princípios tradicionais e ternos;
VII. Porque este programa mostra a vã filosofia humanista e anticristã (Colossenses 2.8). Seus idealizadores e apresentador revelam uma filosofia que é prejudicial à igreja;
VIII. Porque este programa não substitui a alegria que Cristo me dá (Atos 8.8). As pessoas só assistem a este programa porque tentam ser felizes, mas não serão. Não encontrarão alegria se assistirem o Big Brother mas se forem assistidos pela graça de Deus;
IX. Porque este programa revela quem são as pessoas de fato, mas não as ajuda (Mateus 11.28-30). Neste programa as pessoas descobrem que são más, gananciosas, egoístas, brigonas e problemáticas, mas saem de lá piores do que entraram e sem nenhuma melhora, apesar de saírem com algum benefício financeiro;
X. Porque este programa já me deu nove motivos de não assisti-lo. Isso é mais que suficiente para me ocupar com algo que me edifique espiritualmente.
Ora, se tenho motivos para não assistir o Big Brother, teria muito mais para não gastar nenhum centavo ligando ou comprando qualquer um de seus produtos de marketing.
Se você achar mais motivos salutares para não assistir o Big Brother comente logo abaixo:
Deus o faça um "Grande Irmão" em Cristo,
Pr. João Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário