sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

CORRUPTOS, SOMOS TODOS CORRUPTOS!

CORRUPÇÃO, UM PROBLEMA DE TODO SER HUMANO

Um dos grandes problemas e catástrofes da humanidade é ela mesma. Afirmo isto, pois a corrupção está impregnada no ser humano. Nós somos corruptos por natureza. Em pequena ou em grande escala temos este desvio de conduta. Portanto, precisamos nos tornar mais éticos em reconhecer isto e combater este mal.
O dia 9 de Dezembro é separado como um dia especial de combate à corrupção. Momento em que podemos refletir não no pequeno cisco que existe no olho do outro, mas, na trave que está no nosso. Um jornal eletrônico noticiou o seguinte:
De acordo com o levantamento da Global Corruption Barometer ('Barômetro da Corrupção Global', em inglês), 27% dos brasileiros acham que a corrupção se manteve estável nos três últimos anos, enquanto 9% acreditam que ela diminuiu neste período.
Esta pesquisa foi feita a nível mundial, no entanto, aqui no Brasil, eles pesquisaram mil pessoas, que deram o seguinte resultado:
Apenas 4% dos entrevistados no país dizem ter pago propina no último ano. A corrupção no Brasil aumentou nos últimos três anos, na opinião de 64% dos brasileiros entrevistados em uma pesquisa realizada pela ONG Transparência Internacional.
Na realidade a mazela se estende de forma muito mais ampla do que a pesquisa mostra. Ela não atinge apenas as instituições governamentais, mas toda classe e área da vida humana. Eles demonstraram uma escala das classes corrompidas:
A maioria dos brasileiros entrevistados acredita que os partidos políticos e o Poder Legislativo são as instituições mais propensas a ter corrupção. Em uma escala de 1 (nem um pouco corrupto) a 5 (extremamente corrupto), tanto os partidos quanto o Legislativo ganharam uma nota média de 4,1.
Em seguida, vem a polícia (3,8) e o Judiciário. A instituição tida como menos corrupta pelos brasileiros são as Forças Armadas (2,4).
A questão mais importante é: como estas instituições se corromperiam se a massa não exigisse a tal atrocidade? Certamente seria muito mais difícil um político, um policial ou qualquer servidor se sujar moralmente se o povo, o cidadão não os induzissem a isso.
A Bíblia registra que a corrupção do homem gerou juízo da parte de Deus: “A terra estava corrompida à vista de Deus...” (Gênesis 6.11). E diz: “Disse o Senhor: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei...” (Gênesis 6.7). O profeta Jeremias denuncia de onde procedem as práticas corruptas: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”
Ouvimos notícias atuais de propinas entre vereadores e empresários, uns se vendendo, outros comprando e todos se corrompendo. Vemos no executivo, e no judiciário a mesma coisa. Sabemos que há dessas coisas até mesmo nos lugares mais santos, onde não deveria existir. Que tristeza!
Afinal, há solução para este estado deplorável? Sim, existe! Façamos uma luta contra a tendência corruptora em nós mesmos e depois nos outros. Quem sabe assim destruamos este mal antes que ele nos destrua. Como fazer isso? Somente pelo sangue de Jesus! Arrependendo-se e clamando a Ele por misericórdia, perdão e força para lutar contra a corrupção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário