terça-feira, 26 de janeiro de 2010

DEPRESSÃO, UMA DOENÇA NA ALMA

DEPRESSÃO DA ALMA
SALMO 42


A depressão é uma doença. Muitos tiveram depressão: Jonas, Elias, Davi, Lutero, Spurgeon...
Um dos maiores problemas da humanidade dos nossos dias é a depressão. Ela tem arrastado ao pântano do desespero pessoas de toda classe, sexo, idade, cor, religião e fé. Nenhum ser humano estar isento desta doença esmagadora e cruel.
Muitas pessoas estão secas, vazias, sem propósitos e sem esperança para a vida. Não tem perspectiva para esta vida nem para o porvir. Outras baseiam sua existência e sua felicidade unicamente nas coisas terrenas e passageiras e quando estas coisas faltam ficam desamparadas e frágeis ao ponto de desvanecerem até a morte.
O salmista está sofrendo uma tristeza deprimente. Ele não é um super-homem e nem tem super poderes e nem ao menos “lexotam” para aliviá-lo neste momento depressivo.
Se o autor for Davi, ele tem motivo para estar deprimido. Ele perdeu a paz e a tranqüilidade dos campos nos quais costumava pastorear seu pequeno rebanho de ovelhas. Ele perdeu a presença de seus familiares e amigos, pois, estava sendo perseguido por Saul. Ele trocou o quarto confortável por cavernas frias e escuras. Ele tinha atrás de si para matá-lo ninguém menos do que o seu próprio e poderoso rei. Ele era um fugitivo do governo.
Mas uma coisa muito importante que você precisa saber é que Davi estava deprimido não era por causa de nenhuma destas coisas. Se não era por estas coisas, então, pelo que era! O que o deixava com a alma oprimida, inquieta, seca e sem sabor? A resposta é: distância de DEUS! Davi não se angustiava por falta de dinheiro, de bens materiais, por falta de saúde ou de qualquer outra coisa senão de Deus, ele sentia falta e sede do Deus vivo!

1. UMA ALMA SEDENTA – vv. 1-2

Joel 1.20 e Jr 14.1-6
Esta corsa aflita não é um camelo habitando no deserto e auto-suficiente. Escolheu a bem-aventurança daqueles que têm sede e fome de justiça, e não a situação enganadora de “vós os que estais agora fartos” (Lc 6.25) – Derek Kidner
“Sendo naturalmente de uma constituição ardente e sanguínea, ele sofre muito com a sede nas regiões orientais. Quando carente de água e incapaz de encontrá-la, ele faz um ruído lamentoso e ansiosamente busca as águas frescas; especialmente quando perseguido por caçadores no deserto seco e escaldante, ele procura o manancial de água com intenso anseio e bravamente mergulha nele com avidez, ...” Calvino.

2. UMA ALMA CHORONA – vv. 3, 10

Deixar de ter prazer em comer para se fartar de lágrimas. Substituir as refeições por choro!
“sempre que os ímpios triunfarem sobre nós, em nossas misérias, e malevolamente escarnecerem de nós, dizendo que Deus está contra nós, não nos esqueçamos jamais que é Satanás quem os move para que falem desta maneira, com o fim de destruir nossa fé... Há ainda outra razão que nos deve inspirar com tais sentimentos, e que é esta: o nome de Deus é assaltado com escárnio pelos ímpios”. ( João Calvino.)

3. UMA ALMA NOSTÁLGICA – vv. 4

A lembrança das condições do passado trouxe uma tristeza muito mais profunda, ao compará-la com a condição do presente. Anteriormente exercia função de líder em conduzir outros às santas assembléias, agora seria barrado de entrar no santuário.


4. UMA ALMA INTERROGATIVA – 2b, 3b, 5, 9, 10b e 11;

a. Perguntas internas: 2b; 5; 9; 11 a;
b. Perguntas externas: 3b; 10b

5. UMA ALMA CAÓTICA – v. 7

Abismo = Gn 1.2
Ondas = dilúvios, e Jonas 2.3
6. UMA ALMA RECONHECEDORA

• DA NECESSIDADE DE SUA ALMA:
“Indubitavelmente, a melhor forma de vencer Satanás consiste em não sairmos para fora de nós mesmos, mas sustentarmos um conflito interno contra os desejos de nosso próprio coração”. – Calvino.
• DA PESSOA QUE SUPRE SUA ALMA:
 DEUS =
 DEUS VIVO =
 AUXÍLIO =
 DEUS MEU =
 DEUS NAS TERRAS DO JORDÃO = principal rio da palestina, que nasce no monte Hermom;
NO MONTE HERMOM E NO OUTEIRO DE MIZAR (Mizar = pequenez)
 DEUS QUE CONCEDE MISERICÓRDIA E ESTÁ PRESENTE NOS CANTICOS E RESPONDE ORAÇÕES – v.8
Perceba o contraste entre o dia e a noite dos versos 3 e 8.
 MINHA ROCHA =
 DEUS DE ESPERANÇA = v. 11

Este é um dos mais tristes e belos salmos do saltério. O salmo 42 e 43 formam um só. Vejam a semelhança: 42.9 e 43.2. Também 42. 5, 11 com 43.5. Estes são salmos de alguém que está longe da Casa de Deus.

Vejam logo abaixo algumas informações, que foram extraídas da internet, sobre a depressão:

Uma depressão pode ser identificada por sua duração (várias semanas) e em geral, ela está associada à ansiedade. Além disso, o sono é freqüentemente perturbado: o depressivo levanta-se muito cedo durante a noite (de meia-noite à 4horas da manhã) e o sono pode estar associada a sonhos angustiantes.
Um depressivo também tem distúrbios de humor e uma desaceleração das suas ações físicas ou psíquicas. Ele pode sentir-se inútil, ter vontade de nada (não tem mais interesse em seus próximos), ele pode sentir-se incapaz e nos piores casos, ter vontade de se suicidar.
Frequentemente o depressivo é encaminhado a um médico por familiares ou pessoas próximas, pois ele mesmo perdeu o senso de análise.
É importante saber que existem diferentes formas de depressão e que as patologias podem ser bastante variáveis: baby blues (tristeza materna) e depressão pós-parto (DPP), distúrbio bipolar (psicose maníaco-depressiva), depressão sazonal (SAD), TPM (tensão pré-menstrual), esgotamento vital.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde, em Genebra), ela está entre as três doenças que agravam cada vez mais a qualidade de vida das pessoas. Ressaltamos também que a depressão afeta duas vezes mais as mulheres do que os homens.
Números sobre depressão
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão afeta cerca de 340 milhões de pessoas e causa 850 mil suicídios por ano em todo o mundo. No Brasil, são cerca de 13 milhões de depressivos.
Pesquisa desenvolvida no Brasil aponta que de 2% a 5% das crianças sofrem de transtornos depressivos.
Quem já teve um episódio de depressão no passado corre 50% de risco de repeti-lo. Caso tenha tido dois casos, a probabilidade de voltar a ter a doença pode chegar a 90%, sendo essa percentagem superior em caso de três episódios.
A síndrome do pânico atinge de 2% a 4% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Pessoas que sofrem de depressão têm risco três vezes maior de desenvolver a doença de Parkinson, segundo pesquisa desenvolvida na Holanda.
Cerca de 15% das mulheres relatam sintomas de depressão nos seis meses que se seguem ao nascimento de um filho.
Apesar de atingir uma grande parte da população - 17 milhões apenas no Brasil -, a depressão, muitas vezes, não é diagnosticada nem tratada de maneira adequada. (muitos evangélicos dizem ser demônio).
O número de crianças e adolescentes norte-americanas com transtorno bipolar aumentou 40 vezes, de 1994 a 2003.

Nos últimos quatro anos tivemos um crescimento de 44% na venda de medicamentos antidepressivos e estabilizadores do humor, é o crescimento de um grupo de pessoas cada vez mais influenciado pelo estresse e depressão.

Os dados são da IMS Health, instituto de pesquisa que faz auditoria do mercado de medicamentos para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O volume de vendas desses medicamentos cresceu de R$ 674,7 milhões em 2005 para R$ 976,9 milhões até outubro de 2009. O segmento está na frente da média mundial há pelo menos cinco anos.

“A alma abatida mostra dois males específicos, os quais por mais evidentemente diferentes que sejam, todavia assaltam ao mesmo tempo nossos corações: um é o desânimo; o outro, a inquietude. Quando ficamos totalmente abatidos, não nos desvencilhamos da sensação de inquietude, a qual nos leva à murmuração e a queixas. O remédio para ambas é adicionado: espera em Deus”. Calvino

4 comentários:

  1. Amigo com todo respeito ao seu trabalho e crença... Uma coisa que não me sai da cabeça quando questiono se Deus existe, diz respeito as doenças (fisícas e mentais). Depressão por exemplo, parece ser algo proveniente de problemas em alguns genes... Casos de deficiência fisíca de nascença são outros inúmeros casos... As doenças mentais as considero mais críticas sob o ponto de vista de que o doente mental, pode ferir outro individuo etc... Como se o sujeito fosse "predestinado" a ser "presa" fácil de Satánas (antes mesmo de nascer). A questão que não me sai da cabeça é portanto: Por quê Deus permite isso? Ou então: Donde encontrar o Amor de Deus sem que haja exemplos de Sua tremenda Bondade... Seria Deus "bonzinho" de vez em quando? Ficaria grato com sua resposta... Para tanto meu e-mail é: wkatahira@gmail.com (fico grato desde já). Abs e sucesso a ti e vossa família. Will

    ResponderExcluir
  2. Olá Will,
    Obrigado por respeitar minha crença, embora deseje que ela não seja somente minha, mas sua também. Meu caro, Deus é tão real quanto o ar que você respira neste exato momento. Deus criou o ser humano e todas as outras coisas de forma perfeita. Não havia dor, doença (física ou mental) ou qualquer deficiência no homem. Deus alertou que a morte viria se este homem perfeito desobedecesse a Ele. Então, se existem doenças e morte é por causa do pecado cometido pelo ser humano, que é criatura de Deus. Seria como se seu médico dissesse: "Will, você não pode comer alimentos gordurosos, senão sofrerá um infarto!". Caso desobedecesse, de quem deveria ser questionada a bondade neste caso, a do seu médico ou a sua com o seu próprio corpo?
    Tem mais: nem toda doença é a pesada mão de Deus punindo o enfermo. Às vezes a doença física ou mental pode ser para a saúde espiritual da pessoa ( leia João capítulo 9). É verdade que nem sempre vemos e entendemos o propósito divino, mas é assim. A doença nem sempre quer dizer que a pessoa é uma pecadora desprezada pelo seu Criador. Pode ser uma das formas que Deus usa para ajudar alguém a se aproximar dEle. Até porque Deus prometeu que quem crer no Seu Filho Jesus Cristo estará eternamente livre das doenças, no céu, onde não há dor, choro, doenças, tristezas ou qualquer coisa desse tipo. Portanto, conheça mais deste Médico dos médicos, Jesus!
    Por último, nunca entenderemos Deus, pois Ele é infinito, e nós finitos. Mas Ele misericordiosamente se faz entendido a nós somente pela fé. Peça que Ele te dê FÉ. Ele nunca negou ao humilde que lhe pede. Peça e receberá!
    Deus, o que existiu ontem, existe hoje e existirá eternamente, se revele a ti. Amém!

    ResponderExcluir
  3. Pastor joão bom dia... sabemos que escrever e ver pessoas deficientes e muito mais facil do que cuidar e dar amor.... nem todas as pessoas estão preparadas para cuidar de um deficiente e muito menos a ama-la. a biblia nos diz que tudo depois da vida terrena com Jesus no peito e na mente e nas açoes será a vida eterna mais linda e sem sofrimento.......O CEÚ..................


    MAS AQUI NA TERRA VENDO ISSO E TENDO TMB UM FILHO ESPECIAL(QUE E A ALEGRIA DA MINHA VIDA!)
    ESTÁ SENDO UMA BARRA, POIS O MEU AINDA NÃO ANDA NORMALMENTE E TUDO ELE APRENDERÁ COM MAIS DIFICULDADE, ENTÃO EU E MINHA ESPOSA ESTAMOS TENDO QUE APRENDER A LIDAR TODOS OS DIAS COM AS DIFICULDADES QUE TEM E VIRÁ.

    ESTAMOS VENCENDO COM MUITO TRABALHO PARA AJUDAR NAS FINANÇAS DIARIAMENTE...

    DEUS PERMITE A DOENÇA E NOS DÁ CORAGEM PARA ASSUMIR E ENFRENTAR O PROBLEMA, E NOS FAZ ENCONTRAR COM PESSOAS QUE JÁ VIVENCIARAM E VIVEM COM PROBLEMAS MAIORES E CONSEGUEM AINDA CRER QUE DEUS NOSSO PAI E O TODO PODEROSO E SEM ELE NADA PODEMOS FAZER.....
    Wagner Pailer
    wpailer@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Caro Wagner,
    Realmente, é bem mais difícil viver a situação do que comentá-la. Mais ainda quando se trata de amar e cuidar com atenção redobrada pessoas deficientes. Também concordo que pessoas normalmente entram em situações difíceis despreparadas para tais. Mas, uma coisa é certa: sairá preparada!
    Fiquei compungido e comovido com seu relato e experiência pessoal. Oro a Deus que lhes dê coragem, condições financeiras e forças suficientes para ajudarem seu filhinho querido a se desenvolver da melhor forma. Que Deus coloque diante de vocês pessoas que lhes encoraje nas horas mais difíceis e lhes levem a louvá-lo como o Bom Criador e Salvador em todo o tempo!
    São em situações assim que devemos lembrar de que o nosso Pai celeste cuida de nós que somos deficientes. Diante de Deus Santo, Puro, Perfeito, nós somos incompletos, deficientes em caráter, moral, personalidade e espiritualidade. E a forma mais eficaz de Deus nos tornar “perfeitos e íntegros, em nada deficientes” (Tiago 1.4b), é a perseverança em meio às provações, o fogo calorento das dificuldades da vida.
    Que Deus te abençoe grandemente!!!

    Apenas um vaso nas mãos do Oleiro,
    Pr. João Duarte

    ResponderExcluir